Home > Programas > FormigaCast > Desaplanar, o genial álbum de Nick Sousanis, no FormigaCast!

Desaplanar, o genial álbum de Nick Sousanis, no FormigaCast!

A criação de Nick Sousanis, Desaplanar, ainda rende muita discussão

Desaplanar (Unflattening) é uma obra singular nos Quadrinhos e… espere! Será que podemos chamar esse trabalho de HQ, simplesmente? Essa é uma questão complicada. Como já falamos dela anteriormente, na resenha que você acessa no link deste parágrafo, segue abaixo um trecho do texto que dá alguma ideia sobre o trabalho:

Compre sua edição clicando na imagem!

Resenha de Desaplanar, da editora Veneta

Desaplanar

Trata-se de uma tese de doutorado, apresentada na Universidade Columbia em 2014, elaborada em formato de Histórias em Quadrinhos. O pioneirismo foi recompensado. No ano seguinte, a editora da Universidade Harvard publicou o trabalho, rendendo vários prêmios e elogios rasgados de acadêmicos e da imprensa especializada.

Se existe um objetivo primordial em Desaplanar, é o questionamento de um senso comum sobre a primazia do texto na assimilação do conhecimento, puxando um rosário de tópicos que captura entusiastas das HQ’s, colegas do autor na área da educação ou, simplesmente, pessoas interessadas em qualquer tipo de arte. Apenas um requisito é básico nessa viagem: a vontade de alargar os horizontes da percepção e do entendimento.

Pois bem, isso ajuda a entender, mas não é o bastante. Confira nosso bate papo animado sobre essa peça única. A conversa passou sobre Almoço Nu, de Burroughs, e sua adaptação, Mistérios e Paixões, além de Winsor McCay e livros teóricos sobre HQ. Também não poderíamos esquecer de Scott MCloud,uma das influências de Nick Sousanis. Sem mais delongas, confira mais um episódio do FormigaCast.

Curtiu? Já conhecia Desaplanar? 

Esperamos ter conseguido estimular a curiosidade de quem não conhecia, assim como propor novas interpretações a quem já a leu. Atingimos esse objetivo? Ficou bom? Foi muito curto ou muito longo? Conte para nós comentando nesta postagem ou mandando um email para [email protected]Queremos ouvir sua opinião, então sinta-se à vontade.

FormigaCast volta daqui a quinze dias, com mais um assunto legal. Até lá!

Já leu essas?
Sergio Corbucci - Faroeste Italiano - FormigaCast
Sergio Corbucci na pauta do FormigaCast!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!
Filme bom, Final Ruim - FormigaCast
Filmes bons com final questionável na pauta do FormigaCast!