Lord Dunsany e o conto seminal da Espada & Feitiçaria
Indiscutivelmente, o corpo da obra de Robert E. Howard o qualifica como o grande nome de uma corrente da fantasia que se convencionou chamar de Espada & Feitiçaria. O termo só seria adotado por volta dos anos 1960, quando Fritz Leiber o propôs em um diálogo com Michael Moorcock, mas as aventuras de Conan e Kull falam por si mesmas. No caso do segundo personagem, que precede o bárbaro mais famoso da cultura pop, não é estranho ouvir falar que ele deu origem a esse subgênero específico, em 1929. Porém, em 1910, o grande Lord Dunsany apresentou ao mundo A Fortaleza Invencível, Exceto Para Sacnoth, que pode ser considerado o verdadeiro precursor.
Compre o conto clicando na imagem
Dunsany, que influenciou toda uma geração posterior dos escritores dos pulps, criou uma narrativa curta que parece uma jornada fantástica básica, mas isso é apenas na superfície. Uma aldeia assolada por pesadelos provocados por um mago maligno, que só pode ser morto com uma espada feita de um material encontrado nas costas de um dragão que precisa ser derrotado primeiro. Leothric, o guerreiro que aceita a tarefa, prepara-se para invadir a tal fortaleza do título, encontrando uma série de visões oníricas e perturbadoras no decorrer de sua trajetória. O autor recheou essa história com vários simbolismos que a tornam interessante até hoje, cuja discussão em torno do seu pioneirismo também vale a pena.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!