Home > Programas > FormigaCast > Conan e Robert E. Howard na pauta do FormigaCast!

Conan e Robert E. Howard na pauta do FormigaCast!

Criador e criatura, Robert E. Howard e Conan, comentados neste episódio

Entre personagens que surgiram fora dos Quadrinhos, chegando muito depois a esta mídia, Conan é certamente um dos mais populares de todos os tempos. O bárbaro que se tornou rei é um fenômeno cultural indiscutível, porém, ironicamente, suas aventuras originais são as menos conhecidas pela legião de fãs, já que ele estreou na literatura pulp, em 1932. Enquanto esse material se torna mais cessível ao leitor moderno, é difícil comentá-lo sem relacionar com a conturbada e curta vida de seu criador, Robert E. Howard.

(Confira um vídeo sobre outra criação de Howard, Solomon Kane e outros personagens menos conhecidos)

Compre as edições com os contos originais clicando na imagem!Conan e Robert E. Howard no FormigaCast

Prodígio da escrita e com um ritmo de produção absurdo, Howard suicidou-se aos 30 anos, em 1936. Curioso Conan ter sido criado apenas quatro anos antes de sua morte, depois de muitos outros que não alcançaram o mesmo prestígio. Mesmo assim, seu autor deixou um volume grande de contos que inspirariam novas gerações de escritores, cujo estilo ganharia até uma nomenclatura própria: espada & feitiçaria.

Assim se consolidava o “barbarismo filosófico”, onde Robert E. Howard imprimiu muito de sua própria visão de mundo. Criador e criaturas – no plural mesmo, já que outros personagens seus seguiram essa linha – se misturam, fazendo com que seja impossível comentar nosso famoso guerreio cimério sem relacionar ao comportamento e os fatos em torno deste magnífico e peculiar escritor. Confira!

Gostou? Faltou alguma coisa? Algum tópico específico?

Tem algum detalhe ou qualquer outra coisa que você mencionaria e esquecemos? Alguma coisa fundamental ficou de fora? Quer discordar de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!

Já leu essas?
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Por que esse desprezo por super-herois - FormigaCast
O desprezo de alguns por super-heróis na pauta do FormigaCast!
Weird Western - Robert E Howard
Weird Western de Robert E. Howard no Formiga na Tela!
Conto - O Dia Em Que A Terra Parou
O conto que inspirou O Dia em Que a Terra Parou no Formiga na Tela!