Um robô que marcou a história da Ficção Científica
Harry Bates é um nome importante no meio da literatura Sci Fi. Não apenas foi editor da seminal Astounding Science Fiction, publicação pulp que marcou o gênero e revelou inúmeros talentos, como também escreveu o texto que inspirou o clássico do cinema O Dia em Que A Terra Parou. O conto Adeus ao Mestre (Farewell To The Master), de 1940, inclusive, tem a particularidade e o mérito de apresentar um dos robôs mais interessantes já vistos em histórias do tipo. Não apenas isso, o questionamento deixado pelas últimas palavras do texto, que ressignifica tudo que acabamos de ler, faz dele um trabalho excepcional.
Bastante diferente do filme que inspirou, Adeus ao Mestre se apoia na visão do jornalista Cliff Sutherland, atrás de desvendar o mistério por trás de um robô alienígena inerte, que chegou à terra com um humanoide. Um atentado por um fanático deixa o autômato imóvel e um complexo de observação é criado em torno deles e sua nave, mas Sutherland desconfia que existe mais atividade ali do que as pessoas pensam. Assim, o mistério vai construindo-se até o um final filosófico e brilhante.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!