O noir em plena Nova Hollywood com Chinatown
Em 1974, momento em que o cinema norte-americano vivia o período conhecido como Nova Hollywood, não foram apenas os cineastas dos EUA que tiveram recursos para realizar seus melhores trabalhos. O europeu Roman Polanski (O Bebê de Rosemary) também faria ali um de seus filmes mais importantes, retomando inclusive um tipo clássico de produção com Chinatown. O filme pode ser, de fato, enquadrado no subgênero policial noir, porém, a sensibilidade do diretor traz características mais pessoais à obra.
Com roteiro do lendário Robert Towne e produção de Robert Evans, Chinatown é ambientado na ensolarada Los Angeles, em contraste com as cidades que costumavam servir de cenário para histórias detetivescas. Com um pano de fundo envolvendo a guerra da água na Califórnia, o filme traz Jack Nicholson como o detetive J. J. Gittes e Faye Dunaway como Evelyn Mulwray, em uma trama repleta de camadas onde nada é o que parece.
Subvertendo várias fórmulas comuns do gênero, como a figura da femme fatale e o detetive durão, o roteiro de Towne acaba revelando um drama muito maior por trás dos eventos. Foi exatamente essa inventividade que levou a Academia a premiá-lo como melhor Roteiro Original no Oscar de 1975. Um dos grandes momentos do cinema, não apenas no período da Nova Hollywood, Chinatown continua uma verdadeira aula de roteiro e condução narrativa, que deve ser estudado por qualquer aspirante a profissional da área.
Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Quer sugerir um tema para os próximos programas? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião! Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá!
Assista!