Home > Programas > Formiga na Tela > À Beira da Loucura, de John Carpenter, no Formiga na Tela!

À Beira da Loucura, de John Carpenter, no Formiga na Tela!

John Carpenter e a atmosfera lovecraftiana em À Beira da Loucura

O gênero do Terror é disparado o mais explorado, mirando plateias que, em sua maioria, se contentam com pouco. No meio dessa quantidade monstruosa de produções, pouquíssimos se destacam, ainda mais se estivermos falando da década de 1990, que viu a onda do Slasher ressuscitar. Porém, um pouco antes da moda retornar, John Carpenter deixou sua marca com uma temática dificílima. Afinal de contas, À Beira da Loucura (In The Mouth of Madness) é um caso bastante específico, já que se trata de um filme que pode ostentar orgulhosamente o selo de lovecraftiano.

Compre o box Lovecraft no Cinema, com à Beira da Loucura, clicando na imagemÁ Beira da Loucura - John Carpenter - Formiga na tela

Não é pouco. Basta pensar que os próprios anos 90 viram tentativas de adaptar Lovecraft para o Cinema, com resultados risíveis. O filme de Carpenter é um roteiro original de Michael De Luca, que se utiliza somente do clima característico do autor, acertando o tom do começo ao fim. A história acompanha um investigador, à serviço de uma editora, que busca encontrar um autor de livros terror muito bem sucedido que desapareceu. Desde o começo da narrativa, os limites entre realidade e loucura estão confusos, mas a jornada do protagonista vivido por Sam Neill é nada menos que hipnotizante.

Como sempre se espera de Carpenter. À Beira da Loucura trabalha com efeitos práticos, todos ainda eficientes passadas mais de duas décadas. Uma bela realização técnica e uma narrativa marcante, que conseguiu destacar-se no balaio de um gênero desprezado. Aliás, talvez alguns não saibam, mas este exemplar marca o fim do que o cineasta chamou de Trilogia do Apocalipse, cujos filmes anteriores são O Enigma de Outro Mundo e O Príncipe das Sombras.

Faltou alguma coisa? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu no canal? Aproveite para fazê-lo, ativando o sino para notificação a cada novo vídeo, e também deixar um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!

Assista!

Já leu essas?
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!
5 diretores que surpreenderam em sua estreia no Formiga na Tela!
Querido Papai Noel - Formiga na Tela
Nossos pedidos para 2022 no último Formiga na Tela do ano!
Boxe no Cinema - FormigaCast
Boxe no cinema é a pauta neste FormigaCast!