Home > Programas > FormigaCast > Filmes Lovecraftianos na pauta do FormigaCast!

Filmes Lovecraftianos na pauta do FormigaCast!

Filmes que merecem o selo de “lovecraftiano”

A influência de Howard Phillips Lovecraft (1890-1937), ou simplesmente H.P. Lovecraft, entre os leitores e escritores de literatura fantástica é inegável. Mas o horror cósmico do rapaz também agradou os criadores da Sétima Arte e, mais de uma vez, seus contos foram levados para as telas. Infelizmente, sem muita qualidade ou mesmo respeito a obra do autor. Afinal, Re-Animator pode até ser divertido, mas é tudo, menos uma adaptação de Lovecraft. Por isso, resolvemos listar e debater filmes que fizeram por merecer rótulo “lovecraftiano, mas não são baseados nos escritos do mestre do macabro, ainda que poderiam ter saído daquela cabecinha insana e criativa.

Filme lovecraftiano é o assunto na FormigaCast

À Beira da Loucura, um dos melhores exemplos de lovecraftiano.

Talvez o primeiro “filme lovecraftiano que não é adaptação de Lovecraft” que venha na lembrança seja o já clássico À Beira da loucura, do diretor John Carpenter. A história do escritor Sutter Cane e seus livros capazes de mudar o comportamento dos leitores exala Lovecraft até a última cena e faz, inclusive, muitos pensarem que se trata de uma adaptação. Carpenter não se contentou e fez mais duas incursões pelo clima lovecraftiano com O Enigma de Outro Mundo e O Príncipe das Sombras.

O Nevoeiro, produção de 2007 do diretor Frank Darabont, também chamou a atenção dos amantes do terror inominável típico de Lovecraft. E o que dizer de The Void, produção de baixo orçamento de 2017 que já mostra à que veio desde seu trailer? Puro Lovecraft! Isso sem contar a primeira temporada de True Detective e até Hellraiser!

Gostou? Concorda? Acrescentaria alguma coisa?

Faltou algum filme? Exageramos nas escolhas? Não falamos coisa com coisa? Conte para nós, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!

Já leu essas?
Sam Raimi - Darkman
Sam Raimi e o filme perfeito de super-herói no Formiga na Tela!
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!