Home > Programas > Formiga na Tela > 5 filmes de Terror mudos no Formiga na Tela!

5 filmes de Terror mudos no Formiga na Tela!

O Terror na era muda do Cinema em cinco exemplos

Todo mundo (bem, uma boa parte, pelo menos…) curte um terrorzinho de vez em quando ou sempre, não é? O gênero terror, quando trabalhado com destreza, provoca o público e deixa impressões que permanecem depois que o filme acaba. Os pioneiros da Sétima Arte já haviam percebido essa particularidade. É exatamente por isso que os primórdios do Cinema, mais precisamente no tempo dos filmes mudos, tem algumas obras notáveis quando o assunto é o sobrenatural, trazendo à tona alguns temores mais profundos dos espectadores.

Para essa pauta específica, separamos cinco filmes mudos de Terror (eis um artigo sobre o assunto). Verdadeiros marcos não apenas no gênero em si, mas também na técnica cinematográfica, que era desbravada naquele momento. Nossa viagem começa em 1896, com aquele cujo nome é sinônimo de inventividade cinematográfica: Georges Méliès. Com Le Manoir du Diable, Méliès brindava as platéias com as trucagens e efeitos pioneiros que abriram as portas do Cinema Fantástico.

Filmes Terror Mudos

Häxan (1922)

(Confira também nossa palestra sobre a evolução do gênero)

Além do francês, o espanhol Segundo de Chomón também foi incluído em nossa seleção, com Le Spectre Rouge, de 1907, além de Le Maison Ensorcelée, do mesmo ano. O segundo, em especial, é um primor também conceitual, com uma cena final que impressiona até hoje. Em 1911, a adaptação da obra de Dante Alighieri, L’Inferno, foi dirigida por Francesco Bertolini, Adolfo Padovan e Giuseppe de Liguoro e justificou a ambição dos realizadores em criar um épico.

Fechando com Häxan, que Benjamin Christensen dirigiu em 1922, este documentário sobre bruxaria buscou recriar imagens do imaginário popular sobre esses rituais. Chocante ainda hoje, é indiscutivelmente um clássico do terror apesar de suas limitações técnicas.

Confira mais um Formiga na Tela e saiba mais sobre esses filmes icônicos. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Se ainda não acompanha nosso trabalho, inscreva-se no canal – não esqueça de ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo vídeo. Críticas, sugestões ou qualquer outro assunto, o email é [email protected].

Até a semana que vem!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!