Home > Livros > Análises > E Se? – Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas

E Se? – Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas

Randall Munroe faz graça com ciência em  E Se? – Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas

Um olhar rápido pelo mundo ao nosso redor, com alguns segundos de reflexão que criem uma curiosidade mínima, é a fagulha que leva a ciência adiante. No entanto, se você leu uma quantidade razoável de HQ’s de super-heróis e consumiu um bom número de obras de ficção científica durante sua vida, deve ter elaborado muito mais indagações do que a maioria. E Se? – Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas (What If?: Serious Scientific Answers to Absurd Hypothetical) é um livro singular, propondo-se a responder questões  dessa natureza, porém, formuladas por algumas mentes (muito) inquietas.

Compre clicando na imagem abaixo!Resenha de E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas, de Randall Munroe

Elaborado por Randall Munroe, engenheiro com passagem pela NASA e uma figura importante da divulgação científica, o livro surgiu de sua interação com seu público. Como assim “seu público”? Simples. Munroe é o criador da xkcd, uma série de tiras no estilo stick figure (as famosas “figuras de pauzinho”) que passeia por temas como ciência (claro), tecnologia em geral, filosofia, cultura pop e assuntos correlatos. No site que hospeda esse trabalho, a categoria “What If?” é dedicada a responder perguntas enviadas pelos leitores. As respostas são ilustradas no mesmo estilo das tiras.

O diferencial é que, acompanhando o tom bem humorado das tiras, as perguntas capricham em variáveis absurdas. Isso não só exercita o poder de análise e cálculo do autor, como também confere uma descontração rara para o assunto. E Se?, publicado no Brasil pela Companhia das Letras, é uma coletânea das mais criativas que Munroe já recebeu. Os leitores que se interessarem vão admirar-se como ele leva a sério a tarefa de respondê-las, procurando cobrir todos os desdobramentos advindos de cada hipótese surtada. Sem nunca perder o humor de vista, é bom frisar.

Resenha de E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas, de Randall Munroe

O trabalho de Munroe no site xkcd também aborda temas que vão alem da ciência mais cabeçuda.

Viajando nas hipóteses

Neste ponto, alguns devem estar perguntando-se qual o nível desse surto criativo dos leitores de Randall Munroe. Melhor irmos direto aos exemplos, que deixarão tudo mais claro aos potenciais interessados.

– Quanto tempo levaria para secar os oceanos se um portal para o espaço, circular e com raio de 10 m, fosse criado no fundo da depressão Challenger, o ponto mais profundo do oceano? Como seriam as transformações na Terra enquanto a água fosse sugada?

E a próxima?

– De que altura você teria que soltar um bife para ele chegar ao chão cozido?

Esse é o espírito de E Se?, portanto, se você achou tudo uma grande bobagem, é melhor passar longe. Mesmo assim, vamos olhar por outro lado. Citei os leitores de quadrinhos de super-heróis no primeiro parágrafo por um bom motivo. Você já se perguntou, ou tentou pesquisar, sobre as consequências no mundo real de alguém se deslocando a uma velocidade próxima à da luz? Sim, é do Flash mesmo que estamos falando…

Você não encontrará menção ou referência ao velocista da DC no livro de Munroe, mas terá uma ideia do impacto que seu poder teria no ambiente. Um dos primeiros capítulos se ocupa em responder a pergunta:

– E se você tentasse rebater uma bola de beisebol arremessada a 90% da velocidade da luz?

Eis aí uma situação análoga a diversas outras que encontramos nos quadrinhos, não é? Uma forma interessantíssima de despertar a curiosidade dos mais novos, algo que nosso sistema educacional falha miseravelmente*, mas sem abrir mão de entreter os adultos curiosos que não são do ramo.

*(Espero que você esteja lendo isso em um futuro distante e tenha pensado algo como: “Do que esse cara tá falando?”. Se você for um viajante do tempo nos visitando, tanto melhor…)

Também foram listadas algumas perguntas que não tiveram resposta, graças ao grau de bizarrice. Resfriamento de dentes até o ponto de se estilhaçarem e aumentar o números de incêndios são citadas como excentricidades à parte, mantendo a descontração do texto.

Resenha de E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas, de Randall Munroe

Randall Munroe

E Se? é um livro para a hora do cafezinho, entre outras pausas do dia

Com esse formato, é claro que não existe a menor necessidade de ler os capítulos na ordem. Por um lado, essa é uma característica interessante. Afinal, naqueles momentos em que sobram alguns minutos do dia, você pode abrir no índice e escolher qualquer assunto aleatoriamente. Assim sucessivamente, não importando o intervalo entre uma leitura e outra, dias ou semanas. É provável que perca algo do seu atrativo se lido em uma sequencia regular, em um espaço de tempo curto, o que pode ser encarado como ponto fraco.

Melhor que seja saboreado em doses homeopáticas. Independente disso, o trabalho de Randall Munroe é mais do que relevante. Merece o reconhecimento pelo esforço de buscar uma embalagem lúdica para assuntos considerados difíceis, iniciativa mais que bem vinda que já havíamos visto em Alice No País do Quantum. Nem por isso é menos importante do que o texto de um Stephen Hawking em Buracos Negros, por exemplo.

Se E Se? – Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas pareceu minimamente atrativo pelo que foi descrito aqui, confira. É bem possível que uma das perguntas que venha à sua mente seja:

– Como seria o mundo hoje se as escolas ensinassem ciência assim quando eu era criança?

P.S.: Se você tem filhos pequenos, tem mais um bom motivo para matutar em cima disso.

Confira um vídeo divertido de Randall Munroe no TED, legendado em português!
Já leu essas?
Duna livro e filme - FormigaCast
Duna, o livro e o filme, em dois eps. do FormigaCast!
Last and First Men - Olaf Stapledon
Last and First Men, a FC que influenciou gerações, no Formiga na Tela!
Ubik, de Philip K. Dick, no Formiga na Tela!
Robôs Universais de Rossum
Robôs Universais de Rossum no Formiga na Tela!