Home > Livros > Análises > Buracos Negros – Palestras da BBC Reith Lectures

Buracos Negros – Palestras da BBC Reith Lectures

Stephen Hawking resume sua pesquisa sobre Buracos Negros em duas palestras!

Para alguns, inclusive eu, o aspecto mais fascinante da ciência é que, por mais que revele os segredos da natureza micro e macro, sempre conseguimos nos surpreender. E toda vez que o ser humano cogita ter alcançado as bordas do conhecimento, eis que o horizonte mostra novos e infindáveis caminhos, provando quão pequeno é o homem perante o universo e paradoxalmente quão fascinante é nossa capacidade de, aos poucos, compreender mais e mais sobre ele.

Buracos Negros - Palestras de Stephen Hawking

Buracos Negros é a transcrição de duas palestras da BBC ministradas por Stephen Hawking sobre o tema.

Obviamente este texto não é uma análise. Está mais para uma recomendação de leitura. Provavelmente, você é fascinado por literatura, em especial a ficção-científica. Afinal, o próprio nome deste site faz referência ao conto homônimo de Philip K. Dick, que é um clássico do gênero (falando nisso, já leu nossas análises de Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas? e Valis?). Tendo isso em mente, o leitor mais “sério” de sci-fi sempre mergulha mais fundo nos conceitos filosóficos e científicos utilizados em sua obras favoritas. Por isso, é importante que, mesmo sem um conhecimento acadêmico avançado, ele tenha à sua disposição uma literatura de qualidade e elucidativa para uma maior compreensão da base que é usada na ficção, independente da mesma não ser muito acurada cientificamente.

Promovida pela rede de televisão britânica BBC e transmitida pela rádio BBC 4 em 2016, Stephen Hawking, um dos físicos teóricos mais famosos da atualidade, participou da série de palestras BBC Reith Lectures, em que a cada ano uma figura proeminente em sua área é convidada a discorrer sobre temas relevantes. E é claro que Hawking iria falar sobre Buracos Negros, assunto que é destaque em suas pesquisas por décadas. O livro Buracos Negros – Palestras da BBC Reith Lectures (Black Holes: The BBC Reith Lectures) é a transcrição dessas palestras dadas em janeiro e fevereiro do ano passado, publicado pela editora Intrínseca.

(Aproveitando que o assunto é Stephen Hawking, que tal também dar uma olhada nesta animação explicando a famosa “Teoria de Tudo”?)

Afinal, o que sabemos sobre buracos negros?

Nas palestras, intituladas Buracos Negros não tem cabelo? (Do Black Holes Have No Hair?) e Buracos Negros Não São Tão Negros Assim (Black Holes Ain’t as Black as They are Painted), Hawking apresenta de maneira bem resumida e didática toda a linha do tempo da pesquisa sobre Buracos Negros, desde sua concepção hipotética inicial até as teorias mais recentes como a radiação Hawking e a ideia matemática da supertradução, que tem como objetivo explicar o mecanismo pelo qual a informação é devolvida por um Buraco Negro. Segundo essa teoria, a informação ficaria de alguma forma impressa no horizonte de eventos. No aguardo para evoluções dessa pesquisa.

A temática de Buracos Negros tem fascinado cientistas e escritores durante anos, e pelo visto continuará fazendo. Prato cheio para histórias de ficção-científica, esse ralo espacial se encontra nos limites da física como conhecemos atualmente.

stephen-hawking-buracos-negros

Stephen Hawking, um dos principais pesquisadores de buracos negros, em sua juventude.

Mesmo que você não seja um pós-doutorado em exatas, não se preocupe. É claro que a leitura exige o mínimo de conhecimento sobre astronomia e física, mas nada que já não seja familiar para um leitor de ficção-científica mais ligado na ciência real. A linguagem que Hawking usa é didática e bem humorada, aproximando o leitor do assunto ao invés de afastá-lo. Se você já leu Uma Breve História do Tempo e/ou O Universo Numa Casca de Noz, dois dos livros mais famosos do professor, verá que a linguagem aqui é muito mais acessível. Para ajudar, a edição traz algumas notas explicativas feitas por David Shukman, editor de ciências da BBC News.

Seja como fonte de conhecimento ou até mesmo de ideias para roteiros ficcionais, Buracos Negros – Palestras da BBC Reith Lectures é uma leitura rápida, didática e agradável. É possível terminar a leitura em pouquíssimo tempo (mesmo!), mas seu conteúdo vai perturbar a mente dos mais inquietos durante muito tempo – até a entropia, talvez?

Já leu essas?
Critica de Quadrinhos - FormigaCast
A crítica de Quadrinhos é discutida no FormigaCast!
Duna livro e filme - FormigaCast
Duna, o livro e o filme, em dois eps. do FormigaCast!
Last and First Men - Olaf Stapledon
Last and First Men, a FC que influenciou gerações, no Formiga na Tela!
FormigaCast - Já deu
Temas explorados demais na pauta do FormigaCast!