Propaganda de games já foi algo menos épico enlatado e de mais loucura criativa
Assista qualquer vídeo de divulgação moderno de qualquer game e você vai perceber que eles costumam ser bem objetivos, e normalmente feitos com os mesmos elementos-chave: montagens do jogo, música épica, talvez alguma coisa da trama, algum voiceover de um dos personagens, críticas positivas aleatórias, arte de caixa… As mesmas enfadonhas tranqueiras de sempre. Propaganda de games hoje é mais ou menos como trailers de cinema: com raras exceções, um samba de uma nota só.
Mas nem sempre foi assim. Lá nos anos 80 – aquela deliciosa década permeada pela demência oriunda de um espectro de iminente morte por cataclisma nuclear – criar propaganda de games era mais desafiador; principalmente porque, na época, os jogos simplesmente não pareciam tão bacanas. Para vender um jogo, você não vendia o que ele parecia; você vendia como ele fazia você se sentir – toda a diversão que ele te traria.
Isso levou a criação de alguns comerciais de games bem criativos nesse período e, em 2007, a instituição gringa Video Game Commercial Archive lançou um DVD com uma hora de destaques das mais memoráveis peças publicitárias de eletrônicos. Agora, o vídeo, tal qual a vida, encontrou um caminho; direto para o YouTube. Quem falou sobre essa pérola foi o Nerdist. E é tão maravilhoso quanto você imagina que é.
Uma coisa que chama a atenção – e isso é um feito, considerando bizarrice geral das peças – é que havia muito mais propagandas promovendo os consoles e sua biblioteca de games do que de games específicos. Mas de volta ao bizarro – o doce creme que envolve esse bolo absurdo – temos um caminhão disso. Em vários comerciais, você pode ver jogadores de baseball famosos da época enlouquecendo por um Atari; canções originais que mereceriam um prêmio ainda hoje; sapos de desenho jogando Frogger (frog = sapo, em inglês); aliens de efeitos práticos; mulheres de biquíni jogando Centipede em um Atari na praia… Além de outras coisas que JAMAIS seriam veiculadas hoje em dia.
Agora, sente, relaxe e aproveite as memórias de uma era mais simples. E vastamente mais demente.