Tabletop simulator MapForge pretende ser maior, melhor e mais bonito que seus antecessores
Atenção, mestres de RPG que frequentam o Formiga. Vocês provavelmente já usaram – ou, ao menos, já desejaram usar – algum tipo de programa cartográfico para montar os mapas da suas aventuras. Os bons e velhos grids são sempre confiáveis, mas limitados – se, é claro, você prefere um jogo mais visual e menos imaginativo. Para isso foram criados os tabletop simulator – softwares de crianção de mapas de tabuleiros.
Para essa galera, foram desenvolvidos programas como o Cartographer. Entretanto, esses programas também sempre foram considerados limitados, não dando a real profundidade e/ou ambientação necessária para total imersão dos jogadores no tabuleiro. Para tentar resolver esse problema, está no kickstarter agora o MapForge – e ele parece ser lindo.
O pessoal da Battlegrounds Games está desenvolvendo esse tabletop simulator – que está considerado o sucessor espiritual do Dundjinni, outro grande exemplo de tabletop simulator – como uma ferramenta de criação de tabuleiros de batalha, mas também de ambientação – o que permite ao programa uma maior variedade de RPG’s que podem ser usados nele.
Embora o texto oficial na página do kickstarter deixe bastante claro que MapForge não deve e não pode ser usado em qualquer situação – como na concepção de continentes inteiros ou mesmo sendo usado como um programa de CAD – o programa ainda assim deve funcionar de maneira bastante simples para que qualquer nó-cego – como esse triste redator – consiga criar mapas extremamente atraentes para o seus jogadores.
Meta inicial batida e o que vem pela frente
O programa já bateu sua meta primária de 9 mil Trumps, e agora busca realizar as secundárias – que incluem uma maior variedade de cenários, peças e alguns trabalhos particulares sobre o programa, como os de Gabriel Pickard e do Studio Wyldfurr.
Ainda na página do kicktstarter, a Battlegrounds Games disse que:
“Nós também queremos oferecer o MapForge dentro de um certo nível livre de uso, assim qualquer pode usar, mesmo aqueles que não compraram a licença (ainda que com um conjunto reduzido de funções, entre outras limitações). Isso deve permitir que a base de usuários do MapForge cresça rapidamente, o que irá tornar a plataforma mais atraente para outros patrocinadores, que irão querer tornar suas marcas disponíveis no MapForge.“
A versão 1.0 deve ficar pronta, segundo a própria Battlegrounds Games, em torno de Julho de 2017. Quem quiser colaborar, pode entrar na página de MapForge no kickstarter. Enquanto isso, confira uma prévia do funcionamento da plataforma: