Home > Games > Board / RPG > Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros – Mais um excelente RPG brasileiro!

Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros – Mais um excelente RPG brasileiro!

RPG brasileiro Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros é boa novidade no crescente cenário nacional

O RPG brasileiro Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros foi 100% financiado via Catarse, iniciativa da editora Pensamento Coletivo, a mesma de Shadow of the Demon Lord e Déloyal RPG em parceria com a Old Skull Publishing. De autoria de ninguém menos que Diogo Nogueira,  também conhecido por seu outro RPG,  Bruxos & Bárbaros. O que faz deste um jogo diferente, comparando com todos os RPGs medievais que se encontram pelo mundo afora? Em primeiro lugar, o jogo – mesmo sendo nacional – já vêm consagrado de lá de fora. Ué… como assim?

RPG brasileiro Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros é boa novidade no crescente cenário nacional

Espadas Afiadas RPG – Novidade brasileira no mercado!

O livro já foi publicado em inglês pela Old Skull Publishing (a editora do autor) através do DriveThruRPG em modelo “Pague Quanto Quiser”, figurando entre os 10 produtos mais vendidos. Ele também conta com um conceito interessante, focando no básico para que você leia e saia jogando, por isso todo o sistema se encontra em um livro de apenas 64 páginas. Isso parece ruim? Na verdade, o livro impresso do Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros custa apenas 35 reais no financiamento. Um RPG completo, contendo não apenas as regras do jogo, mas também ferramentas para ajudar o mestre na criação de aventuras e outros conteúdos para a mesa. Tudo por esse valor módico.

E se você acha que ainda não vale a pena, o livro foi um sucesso lá fora com 16 páginas a menos, então sua versão trará 16 páginas de conteúdo inédito comparados à versão inglesa, com mais exemplos, alguns esclarecimentos de regras, itens mágicos – como exemplos, ilustrações novas e até um Gerador de Títulos de Aventuras! Mas chega de propaganda, pois vamos explicar para que decidam por vocês mesmos.

Em eras passadas, grandes reinos cobriam este mundo. Agora, suas ruínas estão espalhadas pelas regiões selvagens que cercam as poucas e decadentes Cidades-Estados. Neste perigoso cenário, bravos aventureiros, empunhando espadas afiadas e feitiços sinistros, buscam glória, ouro e segredos proibidos.

Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros é um RPG de espada e feitiçaria old school com regras leves. Ele foi inspirado pelo jogo de fantasia original e o movimento Old School Renaissance (OSR), assim como pela obra de autores como Robert E. Howard, Clark Ashton Smith, H.P. Lovecraft, Fritz Leiber e Michael Moorcock. Com este livro, você e seus amigos poderão jogar e vivenciar aventuras emocionantes com corajosos bárbaros, sagazes ladrões e ardilosos feiticeiros sem se preocupar com regras complexas e preparações cansativas.

As Regras

A mecânica central gira em torno do rolamento de um d20 contra o Atributo apropriado, chamada de Teste de Atributo. Jogadores, normalmente, precisam rolar igual ao ou abaixo do Atributo de seus personagens – quanto mais alto o resultado, melhor, desde que não extrapole o valor do Atributo. O Mestre, normalmente, precisa rolar acima do Atributo do personagem ou do resultado do jogador. Esta mecânica é usada para definir se uma ação que envolve riscos e consequências significativas foi bem sucedida ou não.
Entre as principais características do sistema, podemos citar as seguintes:

  • Quatro atributos básicos nos quais todas as ações no jogo são baseadas: Físico, Agilidade, Intelecto e Vontade.
  • Sistema de Arquétipos com Vocações, dando total liberdade na criação de personagem. Você pode ser um bárbaro, cavaleiro, ranger, pirata, mercenário, assassino, contrabandista, ladrão, bruxo ou qualquer coisa que queira ser. Não há uma lista pré-determinada de classes limitando suas escolhas.
  • Sistema de magia sem nível, permitindo que um conjurador tente lançar qualquer feitiço que consiga aprender. Quanto mais poderosa a magia, no entanto, maiores são os riscos de tentar conjurá-la.
  • Sistema de magia não-vanciano. Pelo menos, não da forma como conhecemos. Um conjurador pode tentar conjurar uma magia diversas vezes. Entretanto, cada tentativa carrega em si uma série de riscos. Ele pode ser bem sucedido diversas vezes, apenas para falhar em uma tentativa e botar tudo a perder. Magias podem ser poderosas, mas são também perigosas.
  • Armaduras não tornam o personagem mais difícil de ser acertado, mas reduzem o dano potencial recebido. Uma armadura completa reduz sua mobilidade, mas torna ataques bem menos eficazes.
  • Mecânica de Sorte, ajudando a definir situações em que, nem sempre, seus personagens possuem controle e permitindo que seja possível a criação de personagens “sortudos” como na literatura que inspira o jogo.
  • Sistema de carga e equipamentos simplificado e bastante intuitivo.
  • Sistema de complicações que, além de dar cor e histórico aos personagens, serve como uma ferramenta do jogo para inserção de histórias pessoais nas aventuras.
  • Sistema abstrato de combate e distâncias, permitindo combates sem uso de miniaturas e sem a necessidade de se contar quadrados e outros detalhes mais complexos.
  • Não há cura mágica. Pelo menos, não de forma acessível e conhecida. Combates podem ser bastante mortais, então os jogadores precisam pensar bem se vale a pena resolver toda situação na ponta de suas espadas.
  • Itens Mágicos são raros e sempre possuem um propósito. Seus poderes também sempre vêm com um preço (que nem sempre é claro).
  • Sistema de experiência simples e que permite um avanço focado e diferenciado do personagem. Eles passam de nível dependendo do número de aventuras que participaram e, a cada novo nível, precisam de ainda mais aventuras para se aprimorarem.
  • Gerador de ideias de aventuras que permite a criação de mais de 2 milhões de combinações e até a criação de uma aventura na hora, de forma colaborativa!
  • Ferramenta para improvisação, focando na exploração de locais de aventuras!

A Ideia

A ideia para a publicação do EA&FS surgiu da congruência de diversas paixões, entre elas a literatura de aventura pulp, os jogos de RPG Old School, os jogos de regras leves e “hacks”, que permitem um jogo rápido e descompromissado, além do primeiro projeto de RPG do Diogo, o Bruxos & Bárbaros. O resultado disso é o Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros, um RPG completo de Espada & Feitiçaria com regras leves e flexíveis em apenas 64 páginas!

RPG brasileiro Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros é boa novidade no crescente cenário nacional

Belíssima arte do RPG brasileiro Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros!

Com ele, você poderá ler e jogar rapidamente, sem ter que gastar dias e dias lendo um gigantesco livro de mais de 9000 páginas. Todo o projeto do jogo foi pensado para que se perca a menor quantidade de tempo possível fora do jogo em si, permitindo que os participantes se concentrem na história que criarão juntos, à medida que rolam dados. O processo de criação de personagens é simples e extremamente flexível, permitindo a criação de diversos tipos de aventureiros em pouquíssimos minutos. Dessa forma, todos poderão adentrar em um mundo de Espada & Feitiçaria assim que puserem as mãos no livro.

O Cenário

O mundo de jogo é conhecido como Anttelius, ou Terra Antiga. Este é um mundo arcaico, por onde já passaram diversas civilizações, em várias Eras diferentes, e nem todas elas eram humanas. No entanto, o ápice dessas culturas já passou e, hoje, o mundo é decadente e infestado pelas suas ruínas.

Os habitantes atuais se dividem em diversas culturas, cada uma com suas características próprias, ambições e rivalidades. E os personagens dos jogadores serão, tipicamente, aventureiros que saem em busca de glória, ouro, tesouros antigos, poder e outros objetivos de cunho mais pessoal. Dificilmente sendo heróis no sentido de querer fazer o bem a quem precisa. Muitas de suas aventuras acabam colocando‐os frente a frente com coisas estranhas, fantásticas e terríveis, que quebram a padronização da fantasia medieval tradicional. Não há elfos em cada floresta, nem anões nas montanhas. Dragões e outros monstros são criaturas lendárias e, provavelmente, únicas. A magia é temida, respeitada e odiada pela maioria dos mortais. O aço de uma espada e coragem no coração é tudo que uma pessoa precisa para forjar seu destino.

O Livro

Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros terá 64 páginas, em formato A5, com miolo em preto e branco e em papel pólen (imitando um livro antigo), enquanto a capa, será colorida em papel triplex com acabamento em laminação fosca e reserva de verniz. O livro é repleto de ilustrações internas (mais de 60!), feitas por diversos artistas, todas escolhidas a dedo para passar o clima certo do jogo e inspirar aventuras.

Vocês podem conferir o financiamento, que ainda se encontra ativo. Aqueles que contribuírem para já recebem o PDF do jogo imediatamente! Ele fica na parte de novidades do projeto na página do Catarse! Também há uma prévia das regras disponíveis para aqueles que quiserem conferir.

Hoje, no brasil, já temos vários sistemas, desde os conhecidíssimos – como Tormenta ou Tagmar – e agora sistemas menores como este, ou mesmo Abismo Infinito  que mostram a excelência do trabalho nacional. Com o apoio de editoras como a Pensamento Coletivo, fica fácil ter esperança pelo lançamento de mais e mais títulos de qualidade.

Já leu essas?
A Música de Erich Zann - Formiga Na Tela
A Música de Erich Zann, de H. P. Lovecraft, no Formiga na Tela!
Rei Kull - Skript Editora
Rei Kull, de Robert E. Howard, e sua edição da Skript no Formiga na Tela!
Terríveis Mestres - Editora Novo Século
Terríveis Mestres – O horror com respeito
As Adaptações de Elric - FormigaCast
As adaptações de Elric comentadas no FormigaCast!