Pois bem, amigo leitor! Finalmente, depois de muita expectativa, a Nintendo revelou tudo sobre o que o Nintendo Switch se trata – e está bonito! O console, que se afirma como sendo “híbrido” entre um console de mesa tradicional e um portátil, vai chegar às prateleiras em 3 de Março, pela bagatela de $300.
O pacote básico que vem com o console inclui: dois Joy-Cons, o grip para Joy-Con – que permite ao usuário tranformá-lo em um controle mais próximo do convencional – duas pulsares, que permite ao usuário atar o Joy-Con ao seu braço (aparentemente, a Nintendo aprendeu com o controles voadores do Wii), a dock e todo o cabeamento específico. Além de um controle destacável, o Switch terá também um Pro Controller, mais ergonômico, que custará US$ 70. Se você quiser mais Joy-Cons para brincar com os amiguinhos, vai ter que desembolsar mais 80 Trumps por cada um.
Sobre o console, o que a gora nós sabemos é que a Nintendo também finalmente aprendeu, e superou uma antiga teimosia – os jogos do Switch serão region free; ou seja, se o amigo leitor estiver em viagem e encontrar um jogo mais em conta, vá na fé, que agora você pode jogar ele sem entrar em pânico pensando se vai rodar ou não.
Assimilando também outro modelo de sucesso de suas concorrentes, o Switch também contará com um serviço on-line, que será pago. Passado um período de testes gratuito, a exemplo do Xbox Live Gold, haverá uma taxa mensal, cujo valor não foi divulgado durante o evento. Além do básico de serviços on-line já vistos nos outros consoles – e aí vem algo que fez os olhinhos de gamers da velha guarda brilharem – você também ganha um jogo por mês. A melhor parte da melhor parte? São jogos de NES e SNES, com alguns clássicos contando até mesmo com um modo on-line. Pode parar a leitura um pouco para secar as lágrimas. Eu deixo.
A Nintendo diz que a bateria do híbrido, em sua forma portátil, durará de 2h30 a 6h30. Em Breath of the Wild, por exemplo, será possível jogar durante 3h. Ou seja, tome cuidado quando estiver jogando alguma coisa que precise ser salva por aí. Além disso, também foi revelado que a tela será 720p e terá um touch-screen capacitivo. O Switch só virá com 32GB de armazenamento, então se você pretende comprar jogos do eShop, melhor garantir alguns cartões microSD.
Ainda na parte de hardware, neste novo console, a Nintendo vai voltar a usar cartuchos como mídia física para os jogos, e isso acontecerá porque o Switch é primariamente, um portátil que, quando ligado a um acessório, se torna um console de mesa. Jogos digitais também poderão ser adquiridos no console. Com um hardware de potência mediana, feito pela Nvidia, um dos focos do Switch é – na melhor tradição da Nintendo – a experiência muliplayer. Com os controles destacáveis, dois jogadores podem jogar em slipt-screen, com um só controle, ou com o controle padrão de duas partes. Agora, você vai poder desfazer amizades jogando Mario Party em qualquer lugar!
Outra confirmação de rumor é que a Nintendo assimilou uma parte da sua tecnologia do Wii ao Switch, e os Joy-Cons tem sensores de movimento. Os controles ajudarão em certas experiências, e transmitirão sensações táteis para o jogador. E como a Nintendo vive para trazer alegria ao mundo com pequenas coisas, os Joy-Cons vem nas cores azul e vermelha. O Switch vai funcionar com uma espécie de “montagem”: Há um modulo “de apoio”, em que você coloca o console para jogar na TV, além do óbvio modo portátil, que o jogador pode assimilar da maneira que achar mais confortável. Na forma, portátil você, poderá jogar com a tela e os controles separados; ou com a tela grudada no controles.
Sobre os jogos anunciados, algumas coisas que não são novas no front: além do anúncio de Zelda: Breath of the Wild, nós temos o retorno de algumas franquias conhecidas da casa como Mario Kart, Superbomberman R, Street Fighter II e Xenoblade Chronicles 2. O console também contará com algumas franquias de esportes bastante conhecidas, como Fifa e NBA 2K.
MAS
A cereja do bolo, que já havia sido vista no trailer prévio do console, foi confirmada: eu e você, amigo leitor, poderemos jogar Skyrim num console portátil. Um dos melhores RPG’s de mundo aberto da história dos games agora está disponível para ser jogado em qualquer lugar – sala de aula, horário de almoço, banheiro, enterro… Eu vou precisar de ajuda para me despedir do meu emprego e da minha vida social, então, por favor entre em contato conosco para me dar algumas ideias de como me despedir do resto do mundo. Apesar da confirmação – e uma sentença de morte para quem sofre de transtorno de ansiedade – o jogo ainda não tem data confirmada de lançamento; além do fato de que será apenas a versão comum do jogo. Mas quem se importa? Eu vou para Tamriel para nunca mais voltar, assim que eu tiver o meu em mãos.
A lista completa dos jogo anunciados pela madrugada você confere abaixo, lembrando que o console esvaziará nossos bolsos a partir de 3 de Março. Adeus, amigo leitor. Foi um prazer conhece-lo.
- 1, 2, Switch (3/3)
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild (3/3)
- Snipperclips – Cut it out, together! (3/3)
- Has Been Heroes (Março)
- I am Setsuna (Março)
- Just Dance 2017 (Março)
- Super Bomberman R (Março)
- Super Mario Kart 8 Deluxe (28/4)
- Arms (Primeiro bimestre 2017)
- Sonic Mania (Primeiro bimestre 20172017)
- Splatoon 2 (Meio de 2017)
- NBA 2K18 (Setembro 2017)
- Skyrim (Fim 2017)
- Super Mario Odyssey (Fim 2017)
- Project Sonic 2017 (2017)
- Lego City Undercover (2017)
- Arcade Archives (A ser anunciado)
- Disgaea 5 Complete (A ser anunciado)
- Dragon Ball Xenoverse 2 (A ser anunciado)
- Farming Simulator (A ser anunciado)
- Fast RMX (A ser anunciado)
- FIFA (A ser anunciado)
- Fire Emblem Warriors (A ser anunciado)
- Minecraft Story Mode — The Complete Adventure (A ser anunciado)
- Minecraft: Switch Edition (A ser anunciado)
- Puyo Puyo Tetris (A ser anunciado)
- Rayman Legends Definitive Edition (A ser anunciado)
- RIME (A ser anunciado)
- Shin Megami Tensei: Brand New Title (A ser anunciado)
- Skylanders Imaginators (3/3)
- Steep (A ser anunciado)
- Syberia 3 (A ser anunciado)
- Ultra Street Fighter 2: The Final Challengers (A ser anunciado)