Home > Games > 5 motivos que explicam o sucesso dos eSports

5 motivos que explicam o sucesso dos eSports

5 motivos que explicam o sucesso dos eSports

Cifras bilionárias, estádios lotados, jogadores milionários e popularidade nas alturas. A febre dos esportes eletrônicos já deixou de ser novidade há tempos e está mais do que evidenciado que essa modalidade veio para ficar.

No entanto, o que realmente explica o sucesso por trás de um boom tão grande nos últimos 20 anos? Separamos alguns em uma lista de cinco motivos.

Primeira geração de sucesso como base de tudo

Os jogadores modernos como coldzera e device não teriam a mesma popularidade de hoje se não fossem por outras estrelas dos eSports do passado. A primeira geração de grandes jogadores foi essencial para ajudar no futuro do esporte.

Foi ainda na década de 1990 que a estruturação geral dos esportes eletrônicos aconteceu. Primeiros torneios com boas premiações, início da popularização, começo da profissionalização e todos outros fatores que foram essenciais para o sucesso moderno dessa indústria bilionária.

Entre os grandes competidores dos primórdios dos esportes eletrônicos, vale a pena citar o francês Bertrand Grospellier, também conhecido como “ElkY”. Considerado como um antigo supremo do StarCraft, ElkY dominou na cena sul-coreana durante o início do século e mais tarde migrou para o poker para se tornar um dos maiores campeões das cartas.

Além de ElkY, nomes como Jonathan Wendel (Fatal1ty), Patrik Lindberg (f0rest) e Daigo Umehara também ajudaram a popularizar os primórdios dos eSports com patrocínio e público.

5 motivos que explicam o sucesso dos eSports

Interatividade

Um dos principais motivos que tornam os eSports tão atrativo é o fator interatividade e o Twitch é o grande exemplo de sucesso. Plataforma digital adquirida pela Amazon pelo preço de US$ 1 bilhão, ela conecta os streamers e os espectadores de maneira única.

“Atualmente, o Twitch tem mais de 5 milhões de espectadores ativos que passam cerca de 106 minutos por dia assistindo jogos de videogame ao vivo e na grande maioria das vezes eles interagem com o streamer e em alguns casos com o próprio gamer em torneios oficiais. No geral, a expectativa é que a audiência dobre nos próximos três anos de 300 milhões para mais de 600 milhões de espectadores”, disse o escritor Andrew Paradise para o site americano Venture Beat.

5 motivos que explicam o sucesso dos eSports

Além disso, a maioria dos espectadores são familiarizados com o jogo em questão. Antigamente, os jovens assistiam um jogo de futebol do Barcelona na TV e corriam para alguma quadra perto de casa para imitar os movimentos de Lionel Messi. Hoje, as pessoas assistem uma transmissão de CS:GO no Twitch e depois jogam o mesmo game para tentar repetir os movimentos de jogadores como coldzera.

Personalidades carismáticas

Esse tópico esbarra diretamente com o último tópico, pois as personalidades carismáticas só conseguem impactar tanto nos esportes eletrônicos por causa da alta possibilidade de interatividade que a natureza da modalidade permite.

O público dos esportes eletrônicos geralmente é jovem e os principais gamers do mundo estão na faixa dos 19 a 25 anos de idade. Portanto, é um caso nítido em que o ídolo consegue dialogar perfeitamente com o seu fã.

Também devido à natureza da modalidade, praticamente todos os gamers profissionais trabalham as suas respectivas redes sociais e alguns contam com agências especializadas em expandir a marca de determinado atleta. Portanto, tudo isso faz com que o ídolo fique ainda mais próximo de seus seguidores, algo que impacta diretamente no crescimento dos esportes eletrônicos.

Gamers carismáticos que fazem a diferença no setor como Wendell Lira, coldzera, Taco, Scarlett, KuroKy e tantos outros impulsionam a popularidade dos eSports a novos patamares.

5 motivos que explicam o sucesso dos eSports

Avanço da tecnologia

O “boom” dos esportes eletrônicos chegou na hora certa e o avanço da tecnologia acompanhou lado a lado todas as demandas necessárias para essa modalidade explodir em popularidade. Afinal, tudo não teria mesma graça se os gráficos e o gameplay dos jogos fossem limitados, certo?

Além dos consoles modernos com gráficos realistas e redes potentes que aguentam o jogo online entre pessoas do mundo todo, a popularidade atual só é possível com o auxílio de ferramentas como Twitch e YouTube, que maximizam a popularidade dos esportes eletrônicos.

Investimento massivo

Empresários inteligentes que enxergaram o potencial dos eSports nos primeiros anos de popularidade estão colhendo frutos milionários agora e muitos deles são responsáveis pelo crescimento enorme dos esportes eletrônicos.

Rick Fox é um deles. Ex-jogador da NBA com passagens pelo Los Angeles e Boston Celtics, ele é investidor nos esportes eletrônicos. Dono da Echo Fox e sócio da Vision Venture Parners, Fox realiza um trabalho importante junto com outros empresários no background dos eSports.

Além dos acordos milionários que são firmados todos os dias, celebridades de outros ramos estão entrando no jogo para adicionar ainda mais dinheiro no bolo. Vários deles são da área de outros esportes, como André Akkari e Ronaldo “Fenômeno”.

Um dos melhores jogadores de poker da atualidade, Akkari tem parceria com a CNB eSports e enxerga nos esportes eletrônicos uma oportunidade de empreendedorismo. “Eu conheci o mercado em Las Vegas, e fiz um grande estudo para entrar nesse mercado. Quando entrei, o fiz com muita segurança, pois sabia exatamente do que se tratava”, contou Akkari.

Já Ronaldo também tem projetos com a CNB eSports e é um dos vários empresários junto com Akkari nessa empreitada. No ramo do automobilismo, o espanhol Fernando Alonso iniciou um novo time de esportes eletrônicos junto com Jamie Chadwick (campeão britânico de automobilismo).

5 motivos que explicam o sucesso dos eSports

O time, chamado de FA Racing, tem pretensões de competir profissionalmente em games como iRacing, rFactor 2, DiRT Rally 2.0, Project Cars 2 e Gran Turismo.

O investimento de esportistas como Akkari, Ronaldo e Alonso mostra que os eSports estão atraindo personalidades de ramos distintos e tudo isso faz com que essa modalidade cresça a um nível cada vez maior.

Já leu essas?
Notebook Gamer – Como encontrar o ideal para você!
Franquias no Cinema - FormigaCast
Franquias no Cinema e além na pauta do FormigaCast!
The Elder Scroll – A história da maior franquia já vista!
Dicas Gamers
Alternativas criativas para se tornar um gamer melhor!