Você é fã daquele joguinho de tiro em primeira pessoa que marcou a história dos videogames? Mas tão fã a ponto de se interessar por um documentário sobre o assunto? Então conheça Doom Resurrected!
Danny O’Dwyer começou como um jornalista de videogames e produtor de documentários que fez seu nome após ganhar reconhecimento durante seu trabalho como host do site GameSpot. Por conta se seu interesse em contar a história de desenvolvedores e designers, O’Dwyer eventualmente conseguiu o financiamento coletivo para sua companhia de mídia Noclip, através da plataforma Patreon. Sua mais recente empreitada foca no desenvolvimento da franquia Doom, e a companhia que o desenvolveu, a Id Software.
Documentários sobre videogames caíram nas graças de serviços de streaming como a Netflix, mas existe algo de especial sobre ver em vídeo um conteúdo que é um resultado direto do apoio de entusiásticos fuzileiros espaciais, que estavam interessados em como sua versão digital do Inferno veio a existir.
Aprender sobre o desenvolvimento de Doom certamente põe as coisas em perspectiva para um gamer. Leva aproximadamente 40 horas para se lutar como o diabo e explodir a cabeça de demônios, mas às vezes é fácil esquecer que se levou anos de (provavelmente literais) sangue, suor e lágrimas para se criar essa grande experiência de jogo. Saber o quão difícil é criar e todo o processo que o envolve, talvez nos faça sentir ainda mais prazer em mandar aqueles bastardos diabólicos pelos ares.
As três partes de Doom Resurrected enfocam, em segmentos, cada parte do desenvolvimento, incluindo entrevistas com artistas e produtores, discussões sobre projetos que falharam, e como a ideia de Doom 2016 veio a ser criada. Juntos, temos uma visão fascinante sobre a revitalização de uma das franquias mais clássicas dos games.
Acho que é hora de explodir alguns capetas.