Uma das grande histórias do ano passado foi o anúncio da campanha de financiamento coletivo de Dark Souls Board Game – que acabou se saindo fenomenalmente bem no kickstarter. Bem o bastante para já estar chegando às mesas dos jogadores ainda este ano. E se você – como todo mundo – estava curioso para saber o que vem por aí, a Steamforged Games, produtora da peça, publicou na internet o rulebook do jogo em PDF.
É interessante notar que esse jogo esteja criando tantas expectativas. Porque o amigo leitor já calejado no mundo dos tabuleiros sabe muito bem que, via de regra, games adaptados para boards normalmente se saem tão bem quanto games adaptados para o cinema – ou seja, uma pilha de dejetos fecais em forma de tabuleiro.
Mas tirando pelo que vemos das primeiras reações, como a matéria realizada pelo site Polygon na Gen Con 2016, o jogo promete, e promete bastante. Principalmente pelo fato de que o produtor do jogo, Mat Hart, estudou junto com desenvolvedores de games japoneses, o que deu a ele uma perspectiva que normalmente falta àquele que buscam adaptar games para boards – a noção de que a experiência do tabuleiro é completamente diferente da experiência do console. Parece óbvio, mas quem já jogou outras adaptações de games para boards sabe do que estamos falando.
Com uma movimentação bastante interessante, uma mecânica de jogo sólida – como podemos conferir no rulebook, e com figuras muito bem esculpidas, Dark Souls Board Game se anuncia como uma das grandes alegrias para o tabuleiro – e uma grande tristeza para os nossos bolsos – do ano de 2017.
Você pode conferir e baixar o rulebook neste link aqui!