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Broom Service – Bruxos trapaceiros!

pic2546156_lgImagine um jogo de tabuleiro onde cada jogador administra uma companhia de produção e logística de mercadorias. Parece entediante, certo? E se essa companhia produzisse e entregasse poções? E se a sua equipe de funcionários fosse composta por personagens como bruxas que voam em suas vassouras, fadas que afastam nuvens e pequenos gnomos que são responsáveis pela manufatura das poções? Já está melhor?

Apresento-vos Broom Service, o vencedor do Kennerspiel de 2015. Neste jogo que mistura mecânicas como coleta e entrega e seleção simultânea de ações, as jogadas podem ser realizadas de maneira audaz ou temerosa. A primeira é uma roleta-russa, podendo resultar num grande benefício, ou em absolutamente nada. No segundo caso, a recompensa é certa, porém modesta.

Componentes

Não é a toa que este jogo foi galardoado. Sua componente visual é muito bonita e de alta qualidade. Os marcadores que representam as poções são gráceis peças de madeira, belas e robustas. Os meeples, dois para cada jogador, receberam um acabamento especial: sua silhueta remete a uma bruxinha. Os marcadores de papelão são resistentes e bem ilustrados.

“Olha a poção! Na minha mão é mais barato, hein!”

O cenário que adorna o tabuleiro enche os olhos: cores vibrantes e ilustrações que condizem com aquilo que a mecânica do jogo sugere. As regras são muito claras e bem explicadas no manual, inclusive com exemplos.

Disque-poções

A ideia do jogo é a seguinte: cada jogador começa com um baralho de dez cartas de ação, das quais quatro são sigilosamente selecionadas a cada rodada. Quando todos tiverem as quatro ações em mãos, o primeiro jogador declara qual vai executar, exibindo a carta. Mas ele deve escolher se vai executá-la de maneira corajosa ou covarde. E é aí que o jogo brilha, mas brilha muito.

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Tabuleiro lindão!

Quando o primeiro jogador escolhe a sua ação, em sentido horário, todos os outros que também selecionaram aquela carta devem mostrá-la e decidir se irão executá-la com bravura ou se vão amarelar. O grande lance é: apenas o ÚLTIMO jogador que decidir agir de maneira corajosa é que realmente vai poder agir assim e receber os louros por isso. Todos os anteriores que optaram pela audácia perdem completamente a ação. Os medrosos, que escolheram as versões mais covardes estão seguros; todos que fizeram essa escolha vão receber os módicos benefícios por ela.

Ok, todos executam suas ações e recebem os bônus pelas mesmas. O jogador que foi o bravo desta rodada iniciará a seguinte, dizendo qual será a sua ação, e de que maneira irá fazê-la. Se você não escolheu a ação da rodada, basta dizer que não tem esta carta, e parte-se para o próximo jogador.

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As ações

As ações podem ser coisas como mover uma de suas bruxas para um determinado terreno, produzir poções de uma cor específica, realizar entregas nas torres dos magos ou afastar nuvens de algum território adjacente. Até porque, como todos sabem, uma bruxa não pode voar com sua vassoura num lugar onde haja tais intemperes. É óbvio. Turbulência, e tal…

Os pontos são recebidos no momento em que se realiza a entrega das poções nas torres. Algumas dessas estruturas permitem múltiplas entregas, outras apenas uma por jogo. Quanto mais distantes ou inacessíveis, mais valiosas. As nuvens removidas também podem ser trocadas por pontos ao término da partida.

Existe também um pequeno baralho de eventos que altera sensivelmente algumas regras a cada rodada. Um pitada de sorte no meio de tanta estratégia.

O jogo termina em sete rodadas. Quem tiver a maior pontuação leva o título de melhor entregador de poções do reino!

Avaliação

Primor absoluto! Não tem preço ver o coleguinha mostrando a carta da ação que vai executar e no momento que ele vai decidir entre a versão corajosa ou covarde, você o olha nos olhos. Um leve curvar de lábios seguido pelas pálpebras semicerradas. A respiração dele se descompassa imediatamente. “Maldito! Ele também escolheu essa ação, com certeza!”. O oponente analisa a posição das suas bruxas no tabuleiro. Confere! Você SÓ PODE ter escolhido aquela ação! Era a sua melhor opção! Então ele diz: “eu… eu vou fazer a versão covarde.”

Você, com displicência, passa. Afinal, você não escolheu aquela carta.

Ah, a expressão de frustração da pessoa que acabou de jogar é impagável. Absolutamente impagável.

Risadas garantidas!
Risadas garantidas!

Outro ápice: você é o último da rodada. O primeiro escolhe a ação, e decide agir com bravura. O segundo, idem. Nesse momento o primeiro jogador já dançou! O terceiro jogador acerta a mesa com o punho e esbugalha os olhos, exibindo a preciosa carta e declara que vai agir com coragem também! O quarto jogador gargalha. Como se todos estivessem atuando numa peça onde ele é o roteirista: a mesma ação, igualmente, de maneira audaciosa. Ele vai levar essa rodada, com certeza. Até porque, pela sua jogada, não faz o menor sentido você ter escolhido aquela ação. É isso! Vai levar! É tetra! É tetra!

Só que não…

Você não vai lucrar nada com aquilo, exceto a sensação de obliterar o clímax daquela pobre criatura. Chutar o altar em que ele subiu. Arrancar da alma daquele coitado a chance de uma jogada perfeita. Aquilo não te valerá nenhum ponto sequer! Afinal, não é nem possível você realizar aquela ação… mas ninguém mais irá também! Mwhuahuahuahua!!

É sempre bom lembrar que você também pode ser vítima dessas atrocidades. Portanto, todo cuidado é pouco.

A melhor experiência, na minha opinião, é com a mesa cheia. Quatro ou cinco jogadores. O jogo proporciona uma boa flexibilidade para menos jogadores, mas a gritaria é bem mais animada com mais pessoas. Além disso, existem algumas variantes do jogo, como outros tipos de nuvem, por exemplo. Isso é pra quando a versão básica já tiver se tornado um pouco cansativa. Mas até isso acontecer, você e seus amigos já terão passado muitas noites entregando poções!

A pouca quantidade de regras deixa o jogo muito fácil de aprender. Vale a pena também mudar a estratégia para se pontuar, uma vez ou outra. Assim se torna um pouco imprevisível para os seus amigos descobrirem quais ações você escolheu e também você acaba aprendendo novas maneiras de pontuar. Dica: joguem num lugar onde possam fazer muito barulho!

Ficha técnica

Broom Service
Designer: Andreas Pelikan & Alexander Pfister
Número de jogadores: 2-5
Idade: 10+
Duração: aproximadamente 30-75min
Produtora: Ravensburger Spieleverlag

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