Para aqueles que já conhecem os mythos de Cthulhu, sabem que quando há um material cuja essência seja lidar com esses mistérios, é de se esperar uma estória que se desenrole de maneira enigmática, com aquele nível de macabro que torna os eventos interessantes e assustadores. É uma das temáticas que tem tido bastante popularidade nos jogos de tabuleiro, principalmente quando é apresentado de forma elegante e inteligente. Agora, nós a temos apresentada em uma versão de cartas, em Arkham Horror: The Card Game.
Ora, então por que raios um universo tão rico e profundo criado pelo mestre do horror cósmico, H. P. Lovecraft, seria reduzido a um mero card game, jogos conhecidos por terem pouco ou nenhum espaço para desenvolvimento de narrativas e restringirem-se apenas a mecânica do jogo per se?
Pois é, meus caros… não desta vez!
Componentes
Bem, como já dito, é um card game. Não dá para exigir muita coisa em termos de componentes, exceto pela arte primorosa, já tradição da Fantasy Flight Games. O jogo é acompanhado com uma série de marcadores para contabilizar algumas informações durante o jogo, como saúde, sanidade e recursos. Este último é usado de uma maneira especialmente inteligente: de acordo com onde é alocado pode ser considerado recurso genérico, munição para armas ou ainda o número de vezes que determinado item pode ser utilizado.
Para os testes, os dados saíram de cena. Agora, é preciso enfiar a mão em um saco opaco e pegar aleatoriamente marcadores que modificam o resultado dos testes. Os jogadores podem escolher o cenário e o nível de dificuldade que vão encarar e essas escolhas determinam quais marcadores vão para dentro do saco.
Investigando Arkham
Dois jogadores assumirão papéis de investigadores que estão pesquisando um caso. A caixa básica vem com quatro investigadores para serem selecionados, além de uma estória que se desenrola ao longo de 3 aventuras. E foi essa uma das sacadas que fez com que um mero card game fosse capaz de revelar uma narrativa rica, com uma tensão crescente até o capítulo final ter mesmo a sensação de ápice!
É daqueles jogos que parecem ser complicados pela quantidade de opções, mas em pouquíssimo tempo se habitua com a sequência dos turnos. Aliás, mais uma vez a produtora do jogo enviou cartas que auxiliam no passo-a-passo de cada turno, o que garante que nenhuma etapa seja esquecida.
Alguns leitores que estão familiarizados com o jogo de cartas, também da Fantasy Flight Games, “O Senhor dos Anéis” vão notar várias semelhanças. Porém o sistema está mais enxuto e dinâmico. O jogo flui num ritmo interessante, como uma investigação deve ser.
Muitos recursos são utilizados para deixar a atmosfera mais imersiva. O baralho de eventos e monstros é personalizado de acordo com o caso a ser investigado. Existem múltiplas cópias das mesmas localizações, porém com efeitos que variam em cada cópia, garantindo que a cada vez que se joga a experiência é diferente. De acordo como se termina cada capítulo, é possível ganhar experiência para melhorar o seu investigador, ou ainda receber penalidades físicas e/ou mentais, que passam a ser fraquezas permanentes que o seu personagem precisa lidar.
Avaliação
Devo admitir que este jogo me pegou de surpresa. Desde que ouvi falar que Arkham Horror iria ter uma versão card game eu já esperei o pior, pois não acreditei que seria possível caber toda a mitologia de horror que eu tanto admiro em meras cartas. Bem, eu estava errado!
O jogo é para ser apreciado a cada detalhe, desde as magníficas artes até os flavor texts. A maneira como a investigação é apresentada, o desenrolar da mesma e todas as consequências que são levadas ao longo da estória é tudo feito com um equilíbrio tenso. Como já esperado é um jogo MUITO difícil. É complicado terminar “tudo bem” em qualquer coisa que envolva os causos do Sr. Lovecraft, e aqui isso se sente muito bem. Eu não quero dar spoilers para não comprometer a experiência mas posso dizer que o final não é “binário”, ou seja, não é só ganhar ou perder.
Ideal para quem quer se aventurar pelas ruas de Arkham e descobrir o que os cultistas estão invocando com aquele mantra perturbador!
Ficha Técnica
Arkham Horror: the card game
Designer: Nate French, Matthew Newman
Número de jogadores: 2 (3/4 com duas cópias do jogo)
Idade: 14+
Duração: 60-120 min
Produtora: Asterion Press, Edge Entertainment, Fantasy Flight Games, Galakta, Heidelberger Spieleverlag