O gosto ruim do filme de 2008, dirigido por Frank Miller, ficou… Que a criação mais famosa de Will Eisner, The Spirit, merecia um destino melhor fora das HQ’s, todo mundo concorda. O que pouca gente sabe é que lá no comecinho da década de 1980, um trio de respeito tentou levar esse detetive noir para uma animação, ao que parece, bastante fiel ao universo dos quadrinhos.
Brad Bird (O Gigante de Ferro, Os Incríveis, Ratatouille) e John Lasseter (Vida de Inseto, Toy Story), muito antes da Pixar, se juntaram ao produtor de Loucuras de Verão e Star Wars, Gary Kurtz, e fizeram um teste do traço de uma animação em longa-metragem, que indicava claramente o caminho do projeto. A partir dali, era só procurar um estúdio interessado, mas a coisa, infelizmente, ficou só nisso.
Graças ao produtor Steven Paul Leiva (Space Jam), um vídeo com esse teste está agora no ar, ripado de um velho VHS. Leiva explica que Gary Kurtz ofereceu o projeto a todos os grandes estúdios na época, mas nenhum entendeu o motivo daquilo ser uma animação, pois não havia música, mágica ou animais falantes. Pelo menos um deles, ao ler o roteiro, ofereceu a opção de um filme com atores, algo que foi descartado logo de cara. Assista e veja o que o mundo perdeu:
Legal, não? Entre esta tentativa e o filme nojento de Miller, The Spirit também ganhou uma adaptação obscura que parecia ser um piloto de uma série.