Em entrevista para rede americana, produtor confirmou que o Studio Ghibli realizará novo projeto do autor
O co-fundador e aclamado diretor do Studio Ghibli, o lendário Hayao Miyazaki, está trabalhando em um novo projeto de longa metragem para o estúdio alguns anos após o anúncio de sua aposentadoria.
O anúncio foi feito durante uma entrevista pré-Oscar com o produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki. Suzuki, que estava falando sobre a animação indicada ao Oscar A Tartaruga Vermelha, que a Ghibli co-produziu, confirmou que Miyazaki começou a trabalhar no filme ao qual ele estaria ligado, segundo rumores no ano passado.
Uma repórter de uma emissora americana, a 47News, estava na entrevista e confirmou a informação através de um tweet:
BREAKING: Studio Ghibli producer Toshio Suzuki confirms that Hayao Miyazaki is currently working on his next feature length film
— Chuck D. (@WolfgangChuckD) 24 February 2017
De acordo com seu feed de tweets, Miyazaki presenteou Suzuki com um storyboard para o filme que ele criou em 20 minutos no ano passado. O produtor, que estava à beira da própria aposentadoria, disse a Miyazaki que o conceito do filme era ótimo e, assim, ele produziria o projeto.
Rumores confirmados
Os rumores de que Miyazaki estaria saindo da sua aposentadoria começaram a circular em Novembro. Quando um documentário especial, Hayao Miyazaki: The Man Who Is Not Done, foi ao ar no Japão, Miyazaki admitiu que ele estava infeliz com o curta-metragem em CG em que ele estava trabalhando, chamado Boro The Caterpillar, e queria transforma-lo num filme. Na época, Miyazaki disse que era um projeto que levaria um tempo razoável – além de dinheiro – para completar, mas admitiu que ele já havia proposto o filme para os produtores do Studio Ghibli.
Ainda que o diretor tenha previamente falado sobre seu desejo de transformar Boro The Caterpillar em um longa-metragem, Suzuki não confirmou explicitamente na conferência de imprensa que este seria o próximo projeto de Miyazaki. Ao que parece, é muito provável que seja, mas ainda é impossível afirmar categoricamente.
Miyazaki está atualmente realizando o trabalho preparatório que ele necessita fazer para o filme, e não há nenhuma data estimada de lançamento. Enquanto aguardamos mais informações, assista esse pequeno tributo ao mestre japonês das animações: