Home > Cinema > Hitchcock e De Palma lado a lado em um vídeo interessante!

Hitchcock e De Palma lado a lado em um vídeo interessante!

Uma das relações conceituais mais famosas do cinema é aquela entre Hitchcock e De Palma. Não é segredo algum que Brian De Palma – que ganhou um belo documentário há pouco tempo – foi muito influenciado por Alfred Hitchcock, fato assumido sem problema algum. Até ficou conhecido como “discípulo” do mestre, uma relação que gerou um vídeo muito legal, criado pelo diretor e roteirista Peet Gelderblom, intitulado Hitchcock & De Palma: Split Screen Bloodbath.

Neste vídeo-ensaio, encontrado no RogerEbert.com, é feita uma comparação lado-a-lado entre Psicose e vários exemplares da filmografia de De Palma, brincando com um recurso narrativo associado a ele. Os detratores do diretor de Carrie já o chamaram de imitador, mas aqui é fácil perceber que não se trata de uma mera cópia, mas uma homenagem a Hitchcock, realizada com um toque muito pessoal.

Entre os filmes selecionados, Paixão, Femme Fatale, Carrie, O Fantasma do Paraíso, Missão: Impossível e Vestida para Matar. Gelderblom é conhecido por uma nova edição de Síndrome de Caim (1991), que ele restaurou e foi lançado em Blu-Ray este ano nos EUA.

Confira Hitchcock & De Palma: Split Screen Bloodbath!

Já leu essas?
Os Bons Companheiros - Formiga na Tela
Os Bons Companheiros na pauta do Formiga na Tela!
O Homem Que Queria Ser Rei - Formiga na tela
O Homem Que Queria Ser Rei no Formiga na Tela!
Critica de Quadrinhos - FormigaCast
A crítica de Quadrinhos é discutida no FormigaCast!
Duna livro e filme - FormigaCast
Duna, o livro e o filme, em dois eps. do FormigaCast!