Home > Cinema > Encontrada cópia original do Star Wars Turco!

Encontrada cópia original do Star Wars Turco!

Há mais de 30 ano, a Turquia concebeu o mais célebre (e trash) rip-off – aquelas produções que surgem para aproveitar uma onda de sucesso de outro filme – de todos os tempos. Em 1982, entrou em cartaz no país Dünyayi Kurtaran Adam, conhecido nos EUA como The Man Who Saves The World, mas muito mais conhecido pelo seu apelido: Star Wars Turco!

Considerado perdido nesta três décadas, uma cópia em 35mm, original da época, foi encontrada, segundo o Indiewire, descoberta na coleção de uma projecionista aposentado na região noroeste da Turquia, que a manteve consigo ao invés de devolver à companhia responsável. Após o período de exibição, ele mentiu dizendo que havia sido danificado durante uma projeção.

Star Wars Turco

O filme foi comprado pelo dono do site Neon Harbor, o cineasta e historiador do cinema Ed Glaser. “Uma cópia em 35mm do Star wars Turco é o Santo Graal”, diz Glaser, um grande fã. “Não apenas dos rip-offs, mas dos filmes cult. Não há negativos e as poucas outras cópias do filme foram destruídas. Meu objetivo é ter essa escaneada para prevervá-la para a posteridade – com esperanças de exibir em um cinema para outros fãs como eu.”

Realmente é uma raridade! Para quem nunca ouviu falar, o Star Wars Turco tinha cenas roubadas do filme de 1977! Fora as trilhas surrupiadas de vários outros blockbusters e… Bom, já contamos toda essa história nesta matéria, com direito a muitos vídeos.

Espero que encontrem mais exemplares desta fase do cinema turco!

Já leu essas?
Crítica de Tempestade: Planeta em Fúria
Tempestade: Planeta em Fúria – O espectador também…
Crítica de Além da Morte
Além Da Morte – E também da qualidade, inteligência e do bom senso!
Crítica do filme Bom Comportamento
Bom Comportamento – Marginalidade pulsante e afetos desajustados!
Crítica do filme Guerra dos Sexos
A Guerra dos Sexos – O problema da precisão histórica!