WindMaker quer colocar quadrinhos africanos no mapa
É um fato que as histórias em quadrinhos tem seus grandes centros, e pouca coisa ganha proporção fora deles. Se não saiu nos EUA, Europa, ou Japão, dificilmente ficamos sabendo. Mas o bom fã de quadrinhos sabe que existe vida fora dessas terras, e é por isso que estamos falando do lançamento de WindMaker, uma graphic novel baseada na história e mitologia africana.
O lançamento é gringo, mas, se você tiver uma conta na Amazon, ou alguém lá fora, vale a pena conferir essa bela obra em quadrinhos africanos.
A HQ foi criada e escrita por Roye Okupe, nascido em Lagos, na Nigéria. Atualmente residente nos EUA, Okupe chegou ao YouNeek Studios, responsável pela publicação, devido a sua formação em ciência da computação o que o aproximou do universo pop através de animações. Okupe começou a colocar seu talento em ação, e logo chamou a atenção pelo interesse no universo dos super-heróis.
Com esse sub-gênero em alta nos últimos tempos, Okupe decidiu assumir para si a responsabilidade de ser um “Stan Lee” nigeriano, criando um universo compartilhado de super-heróis em locais que são normalmente negligenciados ou ignorados.
Em Agosto de 2015, a primeira graphic novel de sua autoria – E.X.O. The Legend of Wale Williams Part One – que conta a história de um super-herói em uma Nigéria futurista, foi celebrada pela crítica dos grandes centros das HQ’s como um dos melhores quadrinhos africanos.
Mitos representados em belíssimas artes
Inspirado – obviamente – em uma história africana, WindMaker: The History of Atala é meio um livro de arte, meio um prelúdio para os volumes Malika: Warrior Queen e WindMaker: Return of a King.
Com esse art book, ele estabelece o fundamento para o que é definitivamente um universo profundo e significativo de super-heróis – chamado de YouNeek YouNiverse.
Esse universo tem tudo que um fã de quadrinho pode curtir – dragões, relíquias místicas, famílias reais e espadas mágicas. Com as belíssimas ilustrações do também nigeriano Godwin Akpan, nós temos uma ideia de como esses conceitos.
Tão comuns aos mitos e histórias eurocêntricos, Akpan demonstra que eles também se aplicam aos incríveis e inspiradores cenários do continente natal de Okupe e ele, criando um excelente exemplar de quadrinhos africanos.
Se o amigo leitor ficou interessado, aqui está o link para a venda no site da Amazon. Só ande depressa, porque a primeira remessa tem apenas 500 exemplares, pelo valor de 25 Trumps. Vale a pena ter. Pela qualidade, e pela valorização de mais HQ’s de todos os cantos do mundo.