O lendário autor Mark Waid ensinará jovens escritores a escreverem quadrinhos
Mark Waid tem escrito quadrinhos profissionalmente por 32 anos, e agora ele irá compartilhar seu conhecimento com a próxima geração de escritores. No dia 18 de Março, a companhia de educação de criadores de quadrinhos Comics Experience sediará um seminário avançado com Mark Waid sobre a arte de escrever histórias em quadrinhos.
Lançada em 2007 pelo antigo editor da Marvel e da IDW Andy Schmidt, a Comics Experience é uma escola online dedicada a ensinar as várias habilidades associadas com a criação de histórias em quadrinhos. Schmidt falou sobre o seminário, do qual ele próprio será o host:
“Mark tem sido uma inspiração para tantos escritores, eu mesmo incluso. Anos atrás, Mark foi meu primeiro editor, e eu aprendi muito com ele, e ele comunica tão naturalmente suas ideias e lições, o que o torna a escolha perfeita para um seminário avançado como esse.”
Waid conduzirá os estudantes através do processo de imaginar, delinear e escrever uma história em quadrinhos – e então, através do próximo nível em direção a publicação. Durante o caminho desse curso intensivo de seis horas, ele discutirá as decisões que ele mesmo fez através de sua carreira, que contribuíram para o seu sucesso.
Para o amigo leitor que não sabe quem é Mark Waid, trata-se de ninguém menos que o autor de O Reino do Amanhã, que ganhou um Formiga na Tela e é uma das obras máximas dos quadrinhos. Atualmente, ele trabalha para a Marvel e também tem a sua própria editora, a Thrillbent, que publica quadrinhos aclamados pela crítica, como Empire.
A Entrevista
Sobre o curso, o site Newsarama entrevistou o próprio autor, falando sobre temas como o seminário, uma lista de leitura que ele recomenda e sobre como ele mesmo aprendeu a escrever quadrinhos. Confira:
Newsarama: Mark, como você descreveria esse seminário avançado sobre escrever histórias em quadrinhos?
Mark Waid: Ele é feito para ser um curso integral, desde “de onde você tira suas ideias e como você as transforma em histórias?” até os pontos mais refinados sobre como escrever um roteiro profissional.
N: Você participou de inúmeros painéis sobre análises e escrita de quadrinhos, mas isto parece muito diferente. Como você definiria o curso?
W: Novamente, ele é super-inclusivo. O objetivo é entregar um seminário que não se foque demais em nenhuma técnica ou lição de vida específica, mas mais em como construir um roteiro, do início ao fim.
N: Você já deu alguma aula desse tipo antes?
W: Não com essa intensidade. Estou ansioso por isso!
N: Não querendo estragar a surpresa do curso, mas de onde você tira suas ideias? Você tem algum exemplo específico de alguma história recém-publicada?
W: Elas vem do mundo a sua volta – e das emoções que esses eventos provocam em você. Nosso trabalho com o título Champion’s da Marvel é o melhor exemplo disso agora, já que é um time de jovens ativistas lidando com problemas do mundo real como racismo e crimes de ódio.
N: Quem você diria que foram os seus professores quando você começou a escrever?
W: Nenhuma referência específica; eu aprendi com livros sobre roteiros, sendo o melhor deles Adventures in the Screen Trade, de William Goldman – necessário para qualquer escritor de quadrinhos por causa da maneira como discute estrutura e personagens.
N: Enquanto um jornalista-que-virou-editor-que-virou-escritor/publicador/vendedor, você acha que é necessário mais treinamento para escritores de primeira viagem na indústria das história em quadrinhos?
W: Mais do que nunca. Não apenas a nossa audiência está mais velha e mais seletiva, mas como um novo escritor, seu quadrinho não está mais apenas competindo com todo o resto em uma loja – ele está competindo com tudo que já foi publicado, desde que serviço de compra online tornaram comprar as obras de Neil Gaiman e Alan Moore tão fácil quanto comprar um jornal na banca.
N: Para àqueles interessados em fazer o curso, o que seria uma boa preparação para eles antes do evento em Março?
W: Leiam Adventures in the Screen Trade. Leiam The Elements of Style. E pense bem sobre porque você quer ser um escritor, e o que você tem a dizer.
As vagas são limitadas, então se o amigo leitor quiser fazer o seminário avançado de Mark Waid, você deve se registrar agora na página da Comics Experience. O preço para nós não é nada amigável – 295 Trumps – mas inclue duas semanas de acesso a uma gravação da sessão, incluindo um sessão de perguntas e respostas.
Se você quiser um pouquinho mais de Waid, não deixe de conferir nossa entrevista exclusiva com ele na CCXP 2015!