Home > Quadrinhos > Notícias > Mark Waid dará seminário avançado sobre como criar e escrever histórias em quadrinhos!

Mark Waid dará seminário avançado sobre como criar e escrever histórias em quadrinhos!

O lendário autor Mark Waid ensinará jovens escritores a escreverem quadrinhos

Mark Waid tem escrito quadrinhos profissionalmente por 32 anos, e agora ele irá compartilhar seu conhecimento com a próxima geração de escritores. No dia 18 de Março, a companhia de educação de criadores de quadrinhos Comics Experience sediará um seminário avançado com Mark Waid sobre a arte de escrever histórias em quadrinhos.

Mark Waid dará seminário avançado sobre como criar e escrever histórias em quadrinhos!

Mark Waid!

Lançada em 2007 pelo antigo editor da Marvel e da IDW Andy Schmidt, a Comics Experience é uma escola online dedicada a ensinar as várias habilidades associadas com a criação de histórias em quadrinhos. Schmidt falou sobre o seminário, do qual ele próprio será o host:

Mark tem sido uma inspiração para tantos escritores, eu mesmo incluso. Anos atrás, Mark foi meu primeiro editor, e eu aprendi muito com ele, e ele comunica tão naturalmente suas ideias e lições, o que o torna a escolha perfeita para um seminário avançado como esse.”

Waid conduzirá os estudantes através do processo de imaginar, delinear e escrever uma história em quadrinhos – e então, através do próximo nível em direção a publicação. Durante o caminho desse curso intensivo de seis horas, ele discutirá as decisões que ele mesmo fez através de sua carreira, que contribuíram para o seu sucesso.

Para o amigo leitor que não sabe quem é Mark Waid, trata-se de ninguém menos que o autor de O Reino do Amanhã, que ganhou um Formiga na Tela e é uma das obras máximas dos quadrinhos. Atualmente, ele trabalha para a Marvel e também tem a sua própria editora, a Thrillbent, que publica quadrinhos aclamados pela crítica, como Empire.

A Entrevista

Sobre o curso, o site Newsarama entrevistou o próprio autor, falando sobre temas como o seminário, uma lista de leitura que ele recomenda e sobre como ele mesmo aprendeu a escrever quadrinhos. Confira:

Newsarama: Mark, como você descreveria esse seminário avançado sobre escrever histórias em quadrinhos?

Mark Waid: Ele é feito para ser um curso integral, desde “de onde você tira suas ideias e como você as transforma em histórias?” até os pontos mais refinados sobre como escrever um roteiro profissional.

N: Você participou de inúmeros painéis sobre análises e escrita de quadrinhos, mas isto parece muito diferente. Como você definiria o curso?

W: Novamente, ele é super-inclusivo. O objetivo é entregar um seminário que não se foque demais em nenhuma técnica ou lição de vida específica, mas mais em como construir um roteiro, do início ao fim.

N: Você já deu alguma aula desse tipo antes?

W: Não com essa intensidade. Estou ansioso por isso!

N: Não querendo estragar a surpresa do curso, mas de onde você tira suas ideias? Você tem algum exemplo específico de alguma história recém-publicada?

W: Elas vem do mundo a sua volta – e das emoções que esses eventos provocam em você. Nosso trabalho com o título Champion’s da Marvel é o melhor exemplo disso agora, já que é um time de jovens ativistas lidando com problemas do mundo real como racismo e crimes de ódio.

N: Quem você diria que foram os seus professores quando você começou a escrever?

W: Nenhuma referência específica; eu aprendi com livros sobre roteiros, sendo o melhor deles Adventures in the Screen Trade, de William Goldman – necessário para qualquer escritor de quadrinhos por causa da maneira como discute estrutura e personagens.

Mark Waid dará seminário avançado sobre como criar e escrever histórias em quadrinhos!

Recomendação de Waid: Adventures in ScreenTrade!

N: Enquanto um jornalista-que-virou-editor-que-virou-escritor/publicador/vendedor, você acha que é necessário mais treinamento para escritores de primeira viagem na indústria das história em quadrinhos?

W: Mais do que nunca. Não apenas a nossa audiência está mais velha e mais seletiva, mas como um novo escritor, seu quadrinho não está mais apenas competindo com todo o resto em uma loja – ele está competindo com tudo que já foi publicado, desde que serviço de compra online tornaram comprar as obras de Neil Gaiman Alan Moore tão fácil quanto comprar um jornal na banca.

N: Para àqueles interessados em fazer o curso, o que seria uma boa preparação para eles antes do evento em Março?

W: Leiam Adventures in the Screen Trade. Leiam The Elements of Style. E pense bem sobre porque você quer ser um escritor, e o que você tem a dizer.

Mark Waid dará seminário avançado sobre como criar e escrever histórias em quadrinhos!

Outra recomendação de Waid: The Elements of Style!

As vagas são limitadas, então se o amigo leitor quiser fazer o seminário avançado de Mark Waid, você deve se registrar agora na página da Comics Experience. O preço para nós não é nada amigável – 295 Trumps – mas inclue duas semanas de acesso a uma gravação da sessão, incluindo um sessão de perguntas e respostas.

Se você quiser um pouquinho mais de Waid, não deixe de conferir nossa entrevista exclusiva com ele na CCXP 2015!

Já leu essas?
Rodolfo Zalla - THTRU
Rodolfo Zalla e o álbum THTRU na pauta do Formiga na Tela!
Wally Wood, vida e obra, no Formiga na Tela!
FormigaCast - Já deu
Temas explorados demais na pauta do FormigaCast!
Quadrinhos de Terror - FormigaCast
Quadrinhos de Terror na pauta do FormigaCast!