A admiração pela obra de Lovecraft impressa na HQ Providence
A influência de H. P. Lovecraft (sobre o icônico escritor, leia este artigo) no trabalho de Alan Moore sempre foi perceptível. Desde que a Avatar Press adaptou o conto do barbudo, The Courtyard (O Pátio), que tinha relação mais estreia com o universo lovecraftiano, parece que essa proximidade aumentou. Depois veio o polêmico Neonomicon e, em seguida,a HQ Providence foi anunciada, cujo propósito foi explicado por Moore nesta entrevista.
Enfim, com o fim de Providence, os fãs de Alan Moore e de Lovecraft agora tem o panorama completo da trama criada pelo roteirista. Além disso, a Avatar está preparando edições especiais das três histórias, incluindo Dreadful Beauty: The Art of Providence, livro de arte descrito como uma celebração do trabalho de Jacen Burrows com Alan Moore. Mais de 15 anos de atuação, incluindo artes a lápis originais, com galeria de capas, designs e muita coisa não utilizada e nunca compartilhada.
Essa coleção é um projeto de financiamento coletivo no Kickstarter, onde o interessado com menos recursos pode gastar apenas U$ 9. O apoiador que tiver U$ 599 (é caro, eu sei…) ou mais leva o pacote completo, incluindo exemplares autografados por Alan Moore e Jacen Burrows. Ah, esse pacote é limitado a 1000 cópias…
Com a palavra, o pai da criança!
Sobre o artista, Alan Moore diz:
Jacen Burrows combinando, de alguma forma, uma precisão imaculada de relógio suíço e uma emoção humana incisiva, é um mestre contemporâneo da arte dos quadrinhos, com um estilo clássico que parece, com certeza, estar por aí desde sempre; uma linha atemporal que é distintiva e original como nada que a mídia já produziu. E enquanto eu sou assumidamente tendencioso, acredito que seu estonteante trabalho em Providence representa um novo patamar de realização na carreira deste artista, que já é um astro. Um único e genuíno talento notável.
E aí? Vale apoiar esse projeto?