Haawiyat é um novo quadrinho sírio, totalmente voltado para as milhares de crianças afetadas pelo conflito, pela emigração e todo o imenso estresse e trauma que os acompanham. A HQ será um pequeno volume com apenas oito páginas, com capa colorida e publicado em árabe. Entre os criadores estão Rob Croonenborghs, Jim Shaw, Joseba Morales, Mexi Gremillion e Ursula Murray Husted, com letras de Taylor Hastings e tradução de Farrah Hamza. Embora sejam nomes desconhecidos do público em geral, é importante exaltá-los, pois Haawiyat trata-se de um trabalho totalmente colaborativo.
O quadrinho será composto por alguns bastante conhecidos contos folclóricos sírios, como O Brinco da Filha do Rei, O Miller e os Dois Djinn, e A História dos Cinco Bolos. Todas tem como objetivo trazer um gostinho do lar para essas crianças, além de significar algo que possa pertencer a elas, o que significa o mundo para quem perdeu tudo nesse horrendo conflito.
O líder do projeto, David Lewis, disse: “Se eu fosse médico, eu pegaria meu kit de primeiros-socorros. Se eu fosse um soldado, eu pegaria minha arma. Eu sou um professor, um escritor de quadrinhos, e um pai. Eu estou ajudando onde eu posso, como eu posso. As crianças estão assustadas, desorientadas, se sentido perdidas. Nossos temos que dar alguma esperança para elas” e que este projeto “trata-se da primeira fase de um grande plano. Nós queremos alcançar mais crianças em mais lugares na fase dois”.
Cada conto foi especificamente escolhido para ser relevante em relação a questões com as quais essas crianças mais provavelmente estão sendo obrigadas a lidar, mas sem disparar nenhuma experiência traumática recente. A HQ será distribuída inicialmente no Norte da Síria e na Turquia, a partir de Fevereiro. E, sendo um trabalho colaborativo, quem estiver interessado em participar da fase dois pode enviar um e-mail para [email protected].