Primeiro número debate o tema “Clássicos da HQ brasileira” e traz entrevista exclusiva com Lourenço Mutarelli
Melhor que ler quadrinhos, só ler sobre quadrinhos, não é mesmo? A revista bimestral Banda, criada pelos quatro amigos Carlos Neto, Douglas Utescher, Gustavo Nogueira e Thiago Borges, já está com sua campanha de financiamento coletivo disponível no Catarse e pretende ser uma publicação para os amantes da Nona Arte com críticas, artigos e debates.
Cada edição terá um tema específico, sobre o qual serão abordados tópicos conhecidos do público, porém sob uma nova perspectiva, assim como questões pouco comentadas que precisam ser debatidas. O primeiro número, que será lançado em outubro, tem como tema Banda: a história além dos quadrinhos.
Em 2019, o lançamento de O Dobro de Cinco, a primeira parte de Diomedes, principal HQ de Lourenço Mutarelli, completa vinte anos. A obra é uma das poucas brasileiras a ser incluída no livro 1001 Comics You Must Read Before You Die (1001 gibis para ler antes de morrer, ainda não publicado no Brasil), do renomado jornalista e pesquisador inglês Paul Gravett. É também um marco na publicação de romances gráficos de fôlego, sendo um paradigma para o formato álbum em nosso país a partir de então. Por conta da data tão expressiva e da relevância de Diomedes para o cenário nacional, é uma boa hora para se perguntar: quais os clássicos do quadrinho nacional?
Juntamente com reportagens que abordarão diferentes tópicos desse assunto, incluindo apostas em futuros clássicos, a revista também vai contar com uma entrevista exclusiva com Lourenço Mutarelli. No bate-papo, ele relembra o processo criativo, comenta a repercussão após a publicação e revela bastidores inéditos da obra.
A primeira edição da Banda vai contar ainda com a colaboração de Edson Bortolotte, Maria Clara Carneiro, Mariana Waechter e Ramon Vitral.