Você, com certeza, se lembra da adaptação do personagem de Will Eisner, The Spirit, dirigida por Frank Miller em 2008, não? Seja qual for o critério utilizado para avaliar o filme, ele não passa de uma bela ego trip do quadrinhista, que já foi mais talentoso do que isso. Bom, falando diretamente, o filme é uma bomba.
Refresque a memória ou descubra agora o motivo de tanto rancor:
Esse foi apenas mais um personagem desperdiçado em uma adaptação mal-feita. O que muita gente sequer desconfia é que não foi a primeira vez que a criação de Eisner ganhou uma versão em carne e osso.
Em 1987, uma co-produção entre a Von Zerneck-Samuels Productions e a Warner Bros. Television levou ao ar no canal ABC The Spirit, com Sam J. Jones no papel principal. Jones já havia interpretado um herói clássico das HQ’s em Flash Gordon de 1980, uma adaptação com uma estética um tanto duvidosa – falando gentilmente – cujo único mérito é a famosa trilha sonora da banda Queen. Se você viu TED, de Seth MacFarlane, deve lembrar-se do ator interpretando a si mesmo, fazendo graça com seu papel mais famoso.
Dirigido por Michael Schultz, um diretor com muitos créditos na TV (o que naquela época não pegava bem no currículo) e que se mantém até hoje na indústria, tendo dirigido até alguns episódios na série de outro herói dos gibis, o Arqueiro Verde em Arrow, para a Warner. O roteirista foi Steven E. de Souza, que depois escreveria o maior sucesso de ação daquela década: Duro de Matar! Poucos anos depois, ele também seria responsável pelo roteiro(?) e direção(??) da adaptação do maior game de luta da história. Isso mesmo! Ele é quem estava por trás do entulho Street Fighter – A Última Batalha, com Jean-Claude Van Damme.
Voltando a The Spirit, o elenco desconhecido tem duas curiosidades. Participaram Nana Visitor (conhecida pelos Trekkers como a Major Kyra em Star Trek- Deep Space Nine), interpretando a namoradinha do herói, Ellen Dolan, e o único ator ali com uma carreira posterior de destaque no cinema foi Philip Baker Hall, conhecido por Magnólia e O Informante.
Lançado em DVD nos EUA no ano passado, The Spirit é o tipo de curiosidade desconhecida até pelos fãs mais bem informados, que podem passar a vida toda sem descobrir que foi feito. Normal, afinal não é nenhuma obra-prima. No fim da década de 1980, a Bandeirantes chegou a exibi-lo com o nome O Espírito, o que deve ter complicado ainda mais para os fãs do personagem descobrí-lo.
Confira aí um clip do filme que dá a ideia exata desta produção pobrezinha… mas ainda melhor do que a versão de Frank Miller!