Home > Programas > FormigaCast > Yojimbo e Sanjuro na pauta do FormigaCast!

Yojimbo e Sanjuro na pauta do FormigaCast!

Yojimbo e Sanjuro, de Akira Kurosawa

Na década de 1950, Akira Kurosawa já tinha seu nome cravado na história do cinema, graças a Rashomon e Os Sete Samurais. Em 1961, o mestre entregou outra obra de igual influência com Yojimbo, trazendo mais uma vez o grande Toshiro Mifune como protagonista. Sem nenhum problema em beber das fontes da cultura ocidental, este belíssimo chanbara foi inspirado pelo texto de Dashiell Hammet e apresentou um ronin que chega a uma cidade oprimida pela disputa entre duas gangues rivais, para as quais ele faz um jogo duplo que as levará a um colapso. Um plot que inspirou Sergio Leone e seu Por um Punhado de Dólares três anos depois e até rendeu um processo, mas a semente germinou muito durante aquela década.

Yojimbo influenciou o spaghetti western de tal maneira que esse plot foi trabalhado e retrabalhado por diversos diretores. E mesmo antes que isso acontecesse, o sucesso do filme em seu mercado local acabou levando a uma continuação, que o próprio diretor relutou em aceitar no início. Em 1962, Sanjuro trouxe o personagem novamente em mais uma trama de aventura e dissimulação. Um filme inferior ao primeiro? Talvez, mas – ainda assim – com o selo de qualidade Kurosawa, novamente contando com outro grande ator, Tatsuya Nakadai, fazendo um papel diferente.

Quer discordar da gente de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Já leu essas?
Universo Marvel 2099 - FormigaCast
Universo Marvel 2099 no FormigaCast!
Um robô comeu a pauta - FormigaCast
Mais um FormigaCast sem pauta!
Filmes mal interpretados - FormigaCast
Filmes mal interpretados no Formigacast!
Arte boa - Roteiro ruim - FormigaCast
Discutindo sobre boas artes com roteiros ruins no FormigaCast!