Precursor do Slasher, A Tortura do Medo é um cult do terror e suspense
A virada para a década de 60 trouxe inúmeras boas novidades para o cinema de terror, no eixo Inglaterra e EUA. Lembremos de Psicose, que quebrou vários paradigmas neste mesmo gênero e abriu portas para mais ousadia. Do outro lado do Atlântico, no mesmo ano do filme de Hitchcock, os britânicos apresentaram uma obra que, se não é tão celebrada, é influente em igual medida e se mantém como uma referência para discussão ainda hoje. A Tortura do Medo (Peeping Tom, 1960) é um belo exemplar de terror/suspense psicológico, trazendo vários elementos que se consolidariam no subgênero Slasher quase duas décadas depois, com o estouro de Halloween.
A história gira em torno de Mark, um assassino de mulheres cuja compulsão envolve gravar as expressões de medo delas no momento da morte. Esse distúrbio é decorrente dos abusos sofridos quando criança, quando seu pai realizava experimentos bizarros com ele para estudar os efeitos do medo. Com esse conteúdo e atmosfera psicológica, A Tortura do Medo ganhou uma merecida aura cult ao longo dos anos e tem seu impacto discutido neste episódio.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!