O Homem-Morcego em seus momentos constrangedores
O ano de 2019 marca os oitenta anos do Batman, este ícone absoluto da Cultura Pop. Com tanto tempo de estrada, e tantas histórias produzidas em mais de uma mídia, natural que o personagem não tenha tido apenas aventuras bacanas. É por isso que a gente aqui resolveu andar na contra-mão das comemorações do aniversário do Homem-Morcego e dedicar este programa aos seus piores momentos. Ok, mas o que a gente pode entender por “piores momentos”?
A partir do período pós-Segunda Guerra, que lançou os super-heróis em uma fase decadente e pouco inspirada, a figura do Batman já estava desgastada. Tirado do contexto de justiceiro urbano, ele foi infantilizado e privado das características que Bob Kane e Bill Finger conceberam. Eis aí onde encontramos os primeiros momentos contrangedores. A Era de Prata dos Quadrinhos não é uma fase memorável, a não ser para quem gosta de um burlesco exagerado.
Daí para frente, a série com Adam West e Burt Ward ajudou a manter o personagem no imaginário popular, mas sedimentou uma imagem de ridículo que demoraria ainda duas décadas para mudar. Em outras mídias, Batman também sofria em crossovers com Scooby-Doo, Superamigos e mais uma animação co-protagonizada pelo duende de outra dimensão Bat-Mirim. Quem diria que, depois disso tudo, Joel Schumacher também faria sua contribuição com os famosos trajes com mamilos…? Confira aí os piores momentos do Batman, ou os que a gente conseguiu lembrar.
Gostou? Não gostou? Esquecemos de algo?
Tem algo a dizer sobre o que conversamos aqui? Quer nos matar? Alguma coisa fundamental ficou de fora? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].
Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!