Dirigido por John Frankenheimer, O Segundo Rosto é uma ficção científica com forte comentário social
O final dos anos 50 marca uma importante mudança na sociedade. Após a Segunda Guerra, a humanidade parece vazia de ideais e obcecada por um consumismo desenfreado. É para fazer uma crítica inteligente e criativa desse novo modo de encarar o mundo que surge O Segundo Rosto (Seconds), longa dirigido pelo talentoso John Frankenheimer e que encerra o que alguns críticos chamam de Trilogia da Paranoia, iniciada em 1962 com Sob o Domínio do Mal e seguida por Sete Dias em Maio, de 1964.
(Compre o box Clássicos Sci Fi Vol. 6, que traz o filme na coletânea)
O roteiro faz lembrar um episódio de Além da Imaginação. Inspirado no romance de David Ely, O Segundo Rosto conta a história de uma empresa misteriosa que oferece, para quem tem como pagar, é claro, a oportunidade de mudar de vida, literalmente. O protagonista, Arthur Hamilton, interpretado por John Randolph, é um banqueiro com uma rotina morna e já desiludido com o casamento e a carreira. Eis que surge a oportunidade de ser um dos felizardos (será?) a realizar o procedimento que lhe dará não apenas um novo rosto, mas uma nova identidade. É quando surge o astro Rock Hudson na pele de Tony Wilson, um artista plástico que leva uma vida empolgante na Califórnia. Pelo menos esse é o começo, já que logo a ideia de estar cercado por outras pessoas que também “mudaram de vida” começa a tomar conta de seus dias.
Considerado um dos filmes precursores da Nova Hollywood, o longa tem uma direção primorosa de Frankenheimer, além de um dos finais mais angustiantes do cinema. O filme está disponível em versão restaurada na caixa Clássicos Sci-Fi Vol. 6, lançada pela Versátil Home Vídeo.
Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de se inscrever no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo vídeo. Gostou do nosso papo? Acha que faltou alguma coisa? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião sobre esses e outros vídeos. Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…
Assista!