O diabo na literatura, no cinema e na TV
O último FormigaCast de 2018 está endiabrado como nunca! Isso porque resolvemos falar das várias formas como o diabo foi retratado na cultura pop. Desde as primeiras histórias do folclore com criaturas demoníacas até as adaptações para o cinema, com diabos elegantes como o interpretado por Robert De Niro em Coração Satânico, que por sua vez é inspirado em um livro homônimo escrito por William Hjortsberg.
Deixando de lado o rock, onde o capeta está muito presente, a cultura pop sempre se valeu da figura do diabo para conseguir múltiplos resultados. Desde os primórdios do cinema de horror, lá na fase do cinema mudo, onde George Meliès usou a clássica imagem do diabo com chifres e tridentes para tirar o sono das plateias, roteiristas adoram incluir o tinhoso entre seus personagens. São tantos exemplos que até O Bebê de Rosemary já ganhou um vídeo aqui.
Nos quadrinhos, nem se fala. Do Lúcifer de Sandman à Preacher, o capeta já foi retratado sob os mais diferentes traços.Ainda sobre HQ’s, até o público infantil já foi brindado com figurinhas satânicas, como Brasinha e Satanésio. Ah, e a TV não poderia ficar de fora, já que temos hoje no ar uma adaptação do Lúcifer de Mike Carey. Falamos também da falida Brimstone, do Warner Channel, que nem chegou a completar uma temporada, embora tivesse uma ideia interessante. Confira aí nosso papo dos infernos!
Curtiu? Faltou algum coisa ruim nesta conversinha quente?
Faltou o seu capeta preferido no nosso papo? Deixe a gente saber aí nos comentários ou mande um email para [email protected]. Sua opinião é importante, não apenas sobre essa pauta, mas também sobre o formato geral do programa.
Por hoje é só e nos vemos em uma quinzena. Até lá!
Ah, e feliz ano novo!!!!