A trajetória da Marvel Comics no livro de Sean Howe
Em Marvel Comics: A História Secreta, Sean Howe cobriu as mais de sete décadas de existência da editora de quadrinhos mais poderosa da grande indústria. Um trabalho minucioso de pesquisa que sacia a curiosidade de fãs e estudiosos, mas também traz detalhes desagradáveis sobre inúmeras figuras amadas pelos leitores. A figura de Stan Lee, por exemplo, fora dos holofotes dos eventos e outras aparições públicas, é associada a certos comportamentos pouco éticos, para dizer a verdade. Tudo, é claro, é descrito através dos depoimentos de outros que conviveram profissionalmente com ele.
Compre o livro clicando na imagem abaixo!
As famosas brigas e rupturas nas quais Lee foi figura-chave, mais precisamente envolvendo Steve Ditko e Jack Kirby, são explicadas. O polêmico método Marvel e a passagem do bastão editorial a Roy Thomas, pontos importantes na história da editora, também tem seu devido destaque ao longo das páginas. O grande “vilão” da Casa das Ideias, Jim Shooter, colecionando desafetos durante sua gestão editorial, demonstra como a guerra de egos interna prejudicou criativamente o trabalho. Já eram os anos 1980, com a Marvel Comics passando de duas décadas de vida.
O livro segue até o estouro dos personagens no cinema, sob o guarda-chuva da Disney. Conversamos brevemente sobre cada fase, dando nossas impressões sobre os acertos e as lambanças durante todas essas décadas. Confira abaixo mais um bate-papo do FormigaCast!
Curtiu? Concorda? Faltou comentar algo específico?
Marvel Comics: A História Secreta rende muita conversa e gera algumas polêmicas. Qual sua opinião sobre a nossa conversa? Comente aí e diga-nos o que você acha do livro de Sean Howe e do retrato que ele pintou da editora. Se quiser, mande um email para [email protected], onde você pode, inclusive sugerir outras pautas e nos dizer o que tem achado do formato do podcast.
É isso! Voltamos daqui a quinze dias. Até lá!