Home > Programas > Formiga na Tela > Eles Vivem na pauta do Formiga na Tela!

Eles Vivem na pauta do Formiga na Tela!

Um dos grandes momentos de John Carpenter em Eles Vivem

Com uma carreira já consolidada no meio da década de 1980, John Carpenter conseguiu surpreender novamente em 1988, quando trouxe mais um clássico para sua filmografia. Eles Vivem (They Live) manteve a pegada de filme B que sempre caracterizou o diretor, mas apresentou alguns conceitos muito espertos e irônicos, não apenas para a ficção científica enquanto gênero. A lógica de costume em filmes sobre invasão alienígena foi subvertida, mas a história trouxe críticas diretas ao american way of life da era Reagan.

(Confira outras obras de John Carpenter no Formiga na Tela: Fuga de Nova York e Halloween)

Eles Vivem no Formiga na Tela

Com um protagonista andarilho, vivido por Roddy Piper, grande nome da Luta-Livre nos EUA, o filme parte de um conto escrito por Ray Nelson. No mundo de Eles Vivem, a invasão já aconteceu quando a narrativa começa, mas as pessoas não se dão conta disso. O motivo é que a infiltração foi através do sistema financeiro norte-americano, mantendo as pessoas presas em um ciclo de consumo letárgico. O personagem principal descobre isso através de um tipo especial de óculos que permite ver quem são os alienígenas entre os humanos, além das mensagens subliminares em tudo que essa sociedade produz.

A resistência procura expor os invasores e derrubas esse sistema. Na brincadeira, Carpenter consegue criar uma relação com o mito da Caverna de Platão, quando o protagonista precisa convencer o amigo a usar os óculos e enxergar a realidade. São momentos como esse que tornaram o filme uma obra cultuada que ainda vale a discussão.

Confira mais um Formiga na Tela falando de um clássico sci-fi. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Se ainda não acompanha nosso trabalho, inscreva-se e ative as notificações para não perder nenhum vídeo novo. Críticas, dúvidas, sugestões e quaisquer mensagens que queira mandar, o email é [email protected].

Por hoje é só, mas estaremos de volta na próxima semana. Até lá!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!