A História do chá em Ligeiro Amargor
Com roteiro de Koffi Roger N’Guessan e arte de Elanni & Djaï, Ligeiro Amargor – Uma História do Chá é uma HQ que aumenta os horizontes dos leitores brasileiros. Primeiro, ela vem de um local cuja produção não é divulgada por aqui. Para quem não sabia, a África também produz Quadrinhos e este é ainda um caso mais interessante, pois aborda uma aspecto histórico e cultural que inclui, mas também transcende, a região onde foi feita. Através da protagonista Adjoua, vemos o chá por um outro prisma, estimulando reflexões sérias não apenas sobre o conturbado cenário africano, mas também sobre o ato comum de oferecer um chá a visitantes.
A história acompanha a personagem principal em três períodos da sua vida, em contextos bem diferentes. Muito mais do que uma cartilha ilustrada sobre determinado assunto, o álbum aborda seu objeto principal sob um ponto de vista que dialoga com os trabalhos de Joe Sacco. Existe uma intenção e um potencial didático forte, ainda que não exagerado, que faz de Ligeiro Amargor um trabalho interessante para o trabalho em sala de aula. Além disso, é bastante agradável encontrar uma perspectiva inusitada, sobre um assunto que as pessoas não costumam refletir por aqui, dentro de um formato dinâmico como esse.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!