Um romance histórico no mundo dos Quadrinhos com As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay
Escrito por Michael Chabon, foi publicado originalmente em 2000, pela Ramdom House, o que lhe rendeu o prêmio Pulitzer no ano seguinte. A editora Record lançou-o no Brasil em 2002, edição hoje esgotada. As Incríveis Aventuras de Kavalier &Clay é, entre outras coisas, uma declaração de amor muito sincera aos quadrinhos e, principalmente, à figura do super-herói em sua forma mais pura, surgida em uma época batizada como Era de Ouro.
Pela sua data de publicação e seu tamanho, quase 700 páginas, é óbvio que começou a tomar forma muito antes dos uniformes coloridos se popularizarem além do papel impresso, provando o interesse genuíno de Chabon, que – inclusive – também é o autor do argumento que deu origem ao segundo longa metragem do Homem-Aranha, dirigido por Sam Raimi. A história recria o início da grande indústria de HQ’s nos EUA, acompanhando os personagens título e sua criação, o super-herói O Escapista, que se torna um estouro, fazendo com que os dois jovens passem por várias situações que lembrarão injustiças sofridas por criadores da vida real.
As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay mostra não apenas a evolução deste cenário, mas desenvolve seus personagens de forma bastante tocante. Os conflitos desenvolvidos e a resolução destes dramas são muito comoventes, mas tem um sabor especial para os que cresceram lendo gibis e tem conhecimento sobre a perseguição que sofreram nos anos 1950. Confira o papo, que passou por vários tópicos que provam o alcance do livro de Chabon.
Curta o vídeo, comente e compartilhe. Envie sua sugestão, críticas ou qualquer comentário para [email protected]. Confira mais este esforço do Formiga Elétrica em produzir um conteúdo de qualidade, seja sobre Quadrinhos, Cinema, Literatura e afins. Até a próxima quarta-feira e não se esqueça de acompanhar nosso podcast quinzenal!
Assista!