A Image Comics pegou o mercado de surpresa e fez história
No final de 1991, Todd McFarlane, Jim Lee, Rob Liefeld, Erik Larsen, Marc Silvestri, Jim Valentino e Whilce Portacio se juntaram para chacoalhar o mercado de Quadrinhos. Ali surgia a Image Comics, com desenhistas que eram estrelas na Marvel, mas estavam cansados ou descontentes pelo tratamento dado aos criadores. Assim, um selo editorial que respeitaria a propriedade dos autores foi criado, em um modelo de negócios até então sem precedentes. Não faltou quem dissesse que não duraria, mas sobreviveu aos anos 90 e se reinventou no catálogo diverso que encontramos hoje.
As deficiências nas primeiras histórias eram evidentes, tanto em termos de roteiro quanto nas polêmicas “liberdades” tomadas na anatomia humana. Fora isso, o sucesso da empresa criou uma fórmula que era imitada pela concorrência, em um dos momentos mais difíceis para as HQ’s de super-heróis. Vendas infladas que resultaram em uma bolha especulativa se juntaram a essa turbulência, além de brigas internas, com direito a separações e reuniões. Até a chegada de um fã chamado Robert Kirkman…
Confira nosso papo sobre esse momento singular do surgimento da Image Comics e além, contando com convidados especiais e comentando inclusive sobre a Image de hoje em dia. Só dar o play para conhecer mais sobre essa revolução.
Gostou? Não gostou? Tem sugestões ou xingamentos?
Quer discordar da gente de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].
Voltamos em 15 dias! Até lá…