A ecologia segundo Hayao Miyazaki
Não é preciso sequer ser cinéfilo para ter alguma ideia sobre a importância dos trabalhos de Hayao Miyazaki dentro do estúdio Ghibli, referência absoluta em matéria de animação mundial. Que os japoneses tratam isso com outro olhar já não é novidade para ninguém, mas vale analisar a visão do lendário animador em dois trabalhos específicos, que abordam questões ecológicas de forma profunda e reflexiva. São elas Nausicaä do Vale do Vento, de 1984, e A Princesa Mononoke, de 1997, cada uma a seu modo contribuindo com um discussão fundamental para o tempo em que vivemos.
Confira mais episódios do Formiga na Tela, com uma conversa que deixa clara a diferença entre paradigmas orientais e ocidentais em torno deste tema. A arte de Miyazaki continua impactante além de seus aspectos técnicos, proporcionando oportunidades para as pessoas repensarem determinados temas.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!