Lançado em 1930, Gladiator foi uma grande influência para os super-heróis
Depois de 80 anos de Superman, quase nada de novo existe para se falar das influências de Jerry Siegel e Joe Shuster. Mesmo assim, há um elo nesta cadeia que somente é citado por cima, já que muito pouca gente leu e o público geral nem ouviu falar. O livro Gladiator, de Philip Wylie é seminal para os super-heróis que só estourariam quase uma década depois, mas permanece inédito no Brasil e se encontra em domínio público.
Compre a edição importada clicando na imagem!
Hugo Danner, protagonista do livro, tinha capacidades físicas exatamente iguais às do Superman nos seus primeiros anos, além de uma descrição desses poderes que foi usada nos Quadrinhos. Uma história de ficção científica bastante pueril na ciência de fato, além de poucas qualidade literárias, mas com elementos fortes o bastante para influenciar toda uma indústria ao longo das décadas, e não apenas a criação do primeiro super-herói de todos os tempos.
Neste vídeo, descubra como Hugo Danner em Gladiator já antecipava muitas preocupações que roteiristas de quadrinhos só teriam quase 40 anos depois. Qual foi a marca indelével que esse semideus vivendo entre pessoas comuns deixou e seu legado para leitores e criadores? Como ele foi referenciado e até ganhou adaptações em HQ, feitas por grandes estrelas. A importância de Gladiator é incontestável e é analisada aqui.
Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Quer sugerir um tema para os próximos programas? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião! Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá!
Assista!