Sabe de onde veio o nome Formiga Elétrica? Philip K. Dick …
Já cansou de ouvir a gente falando de Philip K. Dick? Esperamos que não. O Formiga na Tela desta semana tem como tema especial o conto que nos inspirou a batizar nosso site e depois o canal, nada menos que A Formiga Elétrica (The Electric Ant). Infelizmente, ele se encontra hoje fora de catálogo, mas os interessados podem ir atrás dele no mercado de usados, buscando as coletâneas Máquinas Que Pensam e Histórias de Robôs Vol. 2, ambas editadas por Isaac Asimov. No mínimo atemporal, o texto de1969 continua instigando a imaginação e provocando reflexões de vários tipos, através de alegorias brilhantes.
Garson Poole achava-se uma pessoa normal, até que um acidente de trabalho revela uma condição inusitada. Ele descobre que, na verdade, é uma Formiga Elétrica, um trabalhador robótico desempenhando funções humanas, sem a consciência de sua verdadeira origem. A descoberta vai revelando aos poucos toda uma cadeia de detalhes em torno desta existência artificial, inclusive em relação aos amigos e colegas de trabalho. PKD tem aqui um dos seus contos mais brilhantes, sintetizando seu estilo e preocupações como escritor, o que faz de A Formiga Elétrica um excelente ponto de partida para leitores que desejem conhecer o escritor.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!