Home > Programas > Formiga na Tela > O filme Fase IV – Destruição no Formiga na Tela!

O filme Fase IV – Destruição no Formiga na Tela!

A experiência narrativa bem sucedida no filme Fase IV – Destruição

Já cansamos de comentar por aqui o quanto a ficção científica tem poucas realizações de porte no audiovisual. Na maioria das vezes, é porque os estúdios não tem disposição em investir em tramas mais próximas da literatura do gênero. A preferência é por jornadas heroicas individuais, que acabam se sobrepondo a quaisquer questionamentos mais profundos. Claro que pode-se argumentar sobre os grandes investimentos que esses filmes quase sempre exigem, mas é claro que existem produções que burlaram, de uma forma ou de outra, esse sistema e tornaram-se clássicos. O filme Fase IV – Destruição (Phase IV) é um exemplo.

Lançado em 1974 e dirigido pelo lendário Saul Bass, em seu único longa-metragem, Fase IV é uma aula de criatividade narrativa. Bass é mais conhecido pelos seus trabalhos como designer dentro e fora do cinema, com vários pôsteres e aberturas de filmes, e os logotipos da Quaker e Warner, entre vários outros. A premissa de seu filme é simples. Um evento cósmico, aparentemente inócuo para os humanos, afeta formigas de uma forma particular. A comunicação entre elas é aprimorada e sua inteligência expandida, algo perceptível a ponto de preocupar as autoridades.

o filme Fase IV no Formiga na Tela

(O filme Fase IV – Destruição está na caixa Clássicos Sci Fi Vol. 3, da Versátil Home Video. Da mesma coleção, já fizemos vídeos de Repo Man – A Onda Punk e Colossus 1980Do Vol. 1, também já falamos de O Planeta Proibido)

Um biólogo e um criptólogo trabalham em conjunto em uma área de maior incidência, procurando determinar o que está acontecendo e como detê-las. A esperteza da produção é a forma de mostrar a ameaça. São formigas reais em seus ambientes, com imagens capturadas por um especialista. A direção de Saul Bass foi capaz de encaixar esses momentos dentro de uma trama coerente, com uma montagem que faz sentido e comunica ao público o que o roteiro exige. É um exercício narrativo como poucos, além de uma ficção científica de qualidade que faz o espectador pensar.

Por tudo isso, o filme Fase IV – Destruição merece um episódio do Formiga na Tela dedicado a ele. Confira o vídeo e veja o que havia para falar sobre esse trabalho notável. Curta, comente e compartilhe. Se ainda não acompanha nosso trabalho, inscreva-se no canal. Mande suas sugestões ou críticas para [email protected].

É isso! Até a semana que vem!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!