Exterminador 17, de Jean-Pierre Dionnet e Enki Bilal
Em 1976, quando a cena dos quadrinhos franceses foi chacoalhada pelo surgimento da Metal Hurlant, uma HQ se destacou dentro dessa efervescência artística. Exterminador 17 (Exterminateur 17) foi escrita por Jean-Pierre Dionnet e ilustrada por Enki Bilal, contando uma história sobre seres artificiais chamados exterminadores, criados para a guerra. Quando o número 17 tem seu corpo ocupado pela consciência do cientista criador, esses seres ganham um líder que pretende levá-los a um novo estágio da sua existência. Além das questões comuns do sci fi em termos de inteligências artificiais, a HQ é um show em matéria de visual, mas sua importância histórica é ainda maior.
Exterminador 17 também figura como uma das influências de Katsuhiro Otomo para a criação de Akira, o que confere muito mais valor a ela. Lançada no Brasil nos anos 90 pela editora Globo em sua linha de graphic novels, e nunca mais republicada, é uma peça importante dentro do cenário mundial da arte sequencial, com um casamento perfeito entre roteiro e arte.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!