Home > Programas > Formiga na Tela > Evangelion na pauta do Formiga na Tela!

Evangelion na pauta do Formiga na Tela!

Uma das peças mais importantes da animação japonesa, Evangelion continua relevante

Entre os fãs mais fervorosos de anime, ou de animação em geral, Neon Genesis Evangelion continua dando o que falar. Com sua adição ao catálogo da Netflix, a criação de Hideaki Anno pôde agora ser descoberta por uma nova geração, além de reacender o interesse dos admiradores mais antigos. Porém, essa nova onda, depois de duas décadas de sua estreia, também trouxe novas discussões sobre o conteúdo da série, assim como seu polêmico final e a relação entre o que foi visto em seus episódios e nas páginas do mangá. Mas sobre o que é isso tudo?

Neon Genesis Evangelion no Formiga na Tela

Na superfície, Evangelion segue aquela tradição de Mechas, robôs descomunais, contra Kaijus, os famosos monstros gigantes. Aqui, encontramos os EVA’s combatendo os Anjos, cujas configurações são bem mais difíceis de definir. O conteúdo, desenvolvido ao longo de 26 episódios, traz muito mais do que qualquer um esperaria. Através da jornada de Shinji Ikari, um dos adolescentes escalados para pilotar um EVA, Anno propôs discutir depressão, isolamento e outros comportamentos dissociativos, em um caldo referencial que inclui cabala, judaísmo e xintoísmo, além de outras vertentes da filosofia.

Além da riqueza do texto, a série também contou com um extraordinário trabalho do estúdio GAINAX, na concepção visual dos equipamentos mostrados e suas funcionalidades. A Tóquio alternativa onde tudo se desenrola, com seus complexos subterrâneos futuristas, tem uma textura real, assim como os monstruosos Anjos e os embates com os EVA’s. Um trabalho realmente memorável, que envelheceu absolutamente bem ainda serve como referência para qualquer designer/artista.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião! Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!