Pura nostalgia com o documentário Cinemagia
A mídia VHS e as videolocadoras são coisa do passado, não dá para negar. Um tempo inimaginável para as gerações que se formaram como público do streaming, sem fazer ideia de como as coisas funcionavam antes. Pois bem, para os interessados naquele tempo, além de nostálgicos de todo tipo, o documentário Cinemagia: A História das Videolocadoras de São Paulo resgata essa época e reconstitui o retrato do que significava ser fanático por filmes entre as décadas de 1980 e 90.
Uma onda que chegou a ser bastante lucrativa, diga-se de passagem. Dos videoclubes tocados e frequentados por amigos até a profissionalização do negócio foi um caminho interessante, já que o aparelho de videocassete havia chegado há pouco no Brasil, mas sem que houvesse muitos produtos à disposição de seus donos. O custo de uma mídia como o VHS propiciou o mercado de aluguel, mas não aconteceu da noite para o dia. Até a sedimentação do mercado, houve muito improviso.
Porém, quando estourou, pode-se dizer que foi um fenômeno, que persistiu até a era do DVD. Quase todo bairro tinha sua locadora, pequenas, grandes ou filiais das grandes marcas, como Hobby Vídeo ou Vídeo Norte. Cinemagia cobre todo esse período, com entrevistas de pessoas que estiveram no olho desse furacão e fizeram parte da História. São vários depoimentos que jogam luz no período e trazem muitas lembranças para os velho frequentadores desses locais… mágicos.
Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Quer sugerir um tema para os próximos programas? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião! Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá!
Assista!