Home > Programas > Formiga na Tela > Rafael Spaca e O Cinema dos Trapalhões no Formiga na Tela!

Rafael Spaca e O Cinema dos Trapalhões no Formiga na Tela!

O Cinema dos Trapalhões na pauta

Elemento permanente da memória afetiva do público brasileiro, Os Trapalhões foram um sucesso não apenas na TV, alcançando grandes bilheterias com seus longas para o cinema. Convidamos para um bate-papo o pesquisador Rafael Spaca, que realizou mais de cem entrevistas com pessoas ligadas ao cinema do quarteto, gerando o livro O Cinema dos Trapalhões.

Os Trapalhões e seu cinema no livro de Rafael Spaca

Sucesso na TV e no cinema!

Iniciando essa trajetória cinematográfica em 1978, com Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (filme citado nesta lista de rip-offs de Star Wars), primeiro filme com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias (neste momento, ainda creditado como Mauro Gonçalves) juntos e sob contrato da Globo, a produção seguiu frenética. Eram dois filmes por ano aproveitando as férias escolares, quase sempre fazendo mais dinheiro que os blockbusters norte-americanos com os quais concorriam por aqui.

Depois de uma separação por motivos financeiros, que não durou muito, já que não foi boa para nenhum dos lados, Os Trapalhões ainda tentariam mudar sua imagem junto à crítica, o que chegou a ter impacto na recepção do público. Com a morte de Zacarias em 1990 e a de Mussum quatro anos depois, encerrou-se um ciclo que – querendo ou não – marcou o cinema brasileiro de forma permanente.

Confira o programa!

Já leu essas?
Los Angeles - Cidade Proibida
Los Angeles: Cidade Proibida no Formiga na Tela!
Os Bons Companheiros - Formiga na Tela
Os Bons Companheiros na pauta do Formiga na Tela!
O Homem Que Queria Ser Rei - Formiga na tela
O Homem Que Queria Ser Rei no Formiga na Tela!
Critica de Quadrinhos - FormigaCast
A crítica de Quadrinhos é discutida no FormigaCast!