A figura de Bruce Lee permanece no imaginário cultural
Nascido em 1940 e falecido em 1973, Bruce Lee atingiu a condição de lenda em uma conjunção de fatores muito específica. Até mesmo sua morte precoce contribuiu para criar essa figura tão reconhecível para pessoas de todas as idades, referenciada direta ou indiretamente em milhares de filmes, quadrinhos ou games. Um legado que vai muito além dos poucos filmes que protagonizou, gerando até mesmo uma exploração de sua imagem em produções das mais picaretas, em um ciclo que até mesmo ganhou o nome de “bruceploitation”, mas que ajudaram de alguma forma a mantê-lo na memória coletiva.
Neste episódio, discutimos alguns elementos que compõem essa mítica em torno do personagem Bruce Lee, que ainda é capaz de provocar polêmica em fãs mais ardorosos. Abordamos detalhes que dizem respeito às Artes Marciais, assim como a criação do Jeet Kune Do, parte indissociável da persona cinematográfica de Lee. O papo também passou pelas suas representações em filmes biográficos ou recriações mais livres de eventos reais. Dá um play aí!
Gostou? Não gostou? Tem sugestões ou xingamentos?
Quer discordar da gente de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected]