Um Lovecraft diferente em A Música de Erich Zann
Mais identificado por suas criações que compõem os mitos de Cthulhu, conjunto organizado postumamente, H. P. Lovecraft ofereceu muito mais aos seus leitores do que tentáculos e monstruosidades gigantes. Em 1922, antes mesmo de O Chamado de Cthulhu, ele escreveu A Música de Erich Zann, um conto curto e absolutamente fora da curva quando pensamos no que se convencionou chamar de “lovecraftiano”. Nem por isso menos perturbador, é bom frisar.
Narrado em primeira pessoa por um personagem que relembra sua experiência ao conhecer o estranho músico chamado Erich Zann, o texto estimula bastante a imaginação de seus leitores. Afinal, estamos falando de alguém que ouviu uma melodia de características sobrenaturais, mas dentro de uma história em prosa, onde só é possível uma descrição de algo que tem um efeito bastante subjetivo. É exatamente isso que faz deste conto algo especial, mostrando até mesmo um refinamento literário que Lovecraft não exibe na maioria de seus trabalhos mais famosos.
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